Goiás Online

Caiado valoriza os 99 anos de Aparecida com mais obras

Helton Lenine 

O governador Ronaldo Caiado (DEM/foto) liberou um pacote de obras para Aparecida de Goiânia: casas populares, saneamento básico, reformas em unidades de saúde e de segurança pública, reformas e construção de escolas, além de programas que estimulam a geração de empregos e renda. “Tenho compromisso com Aparecida, pois tive votação consagradora em 2018”, diz o governador.

Memória
Nesses 99 anos de aniversário de fundação de Aparecida de Goiânia, é hora de reverenciar os ex-prefeitos que já faleceram: Tanner de Melo, Norberto Teixeira, Sebastião Viana e Maguito Vilela.

No batente
Seguem trabalhando em benefício da comunidade aparecidense os ex-prefeitos Freud de Melo, Ademir Menezes, José Macedo e o atual, Gustavo Mendanha.

Família Melo
A família Melo já ofereceu dois prefeitos, Tanner e Freud, para Aparecida de Goiânia , e um vice-prefeito, Tanner de Melo Júnior.

Herdeiros

Dois “herdeiros políticos” de Maguito Vilela poderão disputar as eleições de 2022: o filho Daniel Vilela, que vai concorrer à Câmara Federal, e a viúva, Flávia Teles, que deve disputar cadeira à Assembleia Legislativa. Ambos pelo MDB.

De longe
Professor Alcides veio de Remanso, na Bahia, para Aparecida de Goiânia, ainda adolescente, com a família. Marlúcio Pereira chegou à cidade vindo de Brasília.

Cidade-dormitório
Após longos anos, Aparecida de Goiânia deixou de ser a “cidade-dormitório”, tendo vida própria, do ponto de vista econômico e social.

Norte e Nordeste
Desde a década de 1970, Aparecida de Goiânia constituiu sua comunidade a partir de retirantes das regiões Norte e Nordeste do País.

Paraquedistas

Em muitas eleições, apareciam políticos de Goiânia em busca de votos dos aparecidenses, o que resultava em prejuízos na eleição de representantes da cidade, tanto para a Câmara Federal quanto para a Assembleia Legislativa.

Poucas mulheres
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia não consegue quebrar um paradigma: eleger expressivo número de mulheres.

Apenas duas
Na legislatura atual, de 25 vereadores, apenas duas mulheres: Valéria Pettersen (MDB) e Camila Rosa (PSD).

Não convidou
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) ainda não atendeu à sugestão de lideranças do MDB para que convide o ex-deputado federal Euler de Morais para integrar o secretariado na área de captação de recursos.

Não demitiu
Mesmo ressentido com o Republicanos, Gustavo Mendanha não exonerou o presidente municipal do partido, Johnathan Medeiros, do cargo de secretário de Ciência e Tecnologia de seu governo.

Marconi nunca conquistou o eleitorado aparecidense
Mesmo quando tinha o domínio da política do Estado, Marconi Perillo (PSDB/foto) não conseguia vitórias em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás. O tucano teve derrotas sucessivas para Iris Rezende e Maguito Vilela no município. Em 2018, também não teve êxito na disputa para o Senado na votação em Aparecida.

RESUMO

Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, vai tentar conquistar uma ou duas cadeiras para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2022.

Atualmente, Aparecida não conta com nenhum deputado estadual. A cidade já teve três parlamentares na Alego, em legislatura passada.

Em contrapartida, Aparecida tem hoje dois deputados federais: Professor Alcides (PP) e Glaustin da Fokus (PSC).

Marlúcio Pereira (Republicanos/foto), suplente de Lúcia Vânia (PSDB), e José Luiz Celestino, suplente de Mauro Miranda (MDB), assumiram, por três meses cada um, mandato ao Senado. Eles foram indicações dos partidos em Aparecida de Goiânia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo