Brasil

Caiu na “malha fina”? Especialista ensina o que fazer para evitar qualquer problema

Centenas de pessoas sofrem anualmente com problemas gerados por erros na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Em 2020, 910.996 contribuintes não passaram pela peneira da Receita Federal (RF).

Os declarantes pegos na chamada ‘malha fina’ tiveram que rever suas declarações, comparecer na RF, comprovar seus rendimentos e, em alguns casos, pagar multa. Neste cenário de complicações, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Estácio Goiás, Johelma Umbelino, dá algumas instruções que são muito importantes para solucionar as retificações adequadas.

A especialista esclarece que alguns equívocos na hora de realizar a declaração podem provocar a terrível ‘malha fina’. “Valores incorretos, dados cadastrais errados, rendimentos omitidos, declaração de despesas médicas não compatíveis, dados da fonte pagadora divergente são alguns dos pontos que causam investigações por parte da Receita Federal”, lembra.

O contribuinte que realizou a declaração pode acessar o site da Receita Federal e acompanhar o andamento das atividades realizadas. Vale ressaltar que, ao ser notificado, o contribuinte deve cumprir o prazo da notificação para as retificações necessárias. “Esse prazo costuma ser de 30 dias, mas é necessário acessar o site para acompanhar o processo. O ideal é fazer rápido a retificação, para evitar problemas futuros”, ressalta a professora.

Além disso, é importante frisar que a não prestação das informações resulta em multas e autuações. Sendo assim, não perca tempo e verifique se está tudo certo com sua declaração. E para quem precisa de apoio, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de Ciências Contábeis da Estácio Goiás está fazendo atendimento gratuito, de forma on-line, para tirar dúvidas sobre o IRPF 2020. Basta fazer a solicitação por meio do e-mail [email protected] e Instagram @nafestaciogo e a equipe do NAF retornará para o contribuinte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo