Notícias

Governador Ronaldo Caiado apresenta medidas para garantir segurança hídrica durante estiagem

O governador Ronaldo Caiado apresenta nesta quarta-feira (26/05), às 10h, durante coletiva de imprensa, as principais medidas a serem adotadas para enfrentamento da estiagem deste ano, nas bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte, na Grande Goiânia, e do Ribeirão Piancó, no município de Anápolis. O evento será realizado no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas e contará com a presença da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.

O decreto que regulamente as ações adotadas pelo Governo de Goiás passará a vigorar até o fim do período de seca e, consequente, retorno das chuvas. O objetivo é garantir o uso prioritário da água para os usuários.

Com a medida, a captação de água nessas bacias poderá ser restringida para atividade agropecuária, industrial, comercial, de lazer e outros usos, de modo a priorizar o consumo humano e a dessedentação de animais.

Para que as ações de prevenção sejam cumpridas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) intensificará o trabalho de fiscalização nas bacias para que haja o cumprimento das medidas restritivas ou de suspensão sobre o uso de água e, mediante constatação de irregularidades, aplicar as sanções legais.

Durante a vigência do risco de emergência hídrica, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) vai operacionalizar e se responsabilizar pela divulgação de informações técnicas relevantes para gestão da crise hídrica. O Centro produzirá informações acerca das vazões nos pontos de controle e níveis de criticidade, por meio da Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais.

Serviço:
Assunto: Governador Ronaldo Caiado apresenta medidas para garantir segurança hídrica durante estiagem
Quando: Quarta-feira, (26/05), às 10h
Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Setor Central, Goiânia (GO)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo