Aparecida

Campanha de vacinação contra a influenza em Aparecida de Goiânia tem 25 postos de imunização

Iniciada no último dia 12, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia se estenderá até 9 de julho com a expectativa de vacinar 90% dos grupos prioritários de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta disponibiliza o imunizante em 25 postos e a mobilização está dividida em fases para evitar aglomerações nos locais de vacinação.

Nesta primeira etapa, de 12 de abril até 10 de maio, o alvo são as crianças de 6 meses a cinco anos de idade, além de grávidas, puérperas, indígenas e profissionais de Saúde. Para receber a vacina, são necessários os documentos pessoais, um comprovante de endereço de Aparecida e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, esses devem levar, ainda, laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.

Proteção indispensável

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade:
“O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença e também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde. “

Alerta para os idosos

A gestora também ressalta que “como as campanhas de vacinação contra a covid e a influenza estão acontecendo as mesmo tempo, é fundamental orientar os idosos que tiverem recebido a vacina contra o novo coronavírus que esperem 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.”

Onde se vacinar

Em virtude da pandemia de covid-19, a SMS dividiu a vacinação contra a gripe por 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São elas: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas.

Idosos acamados

Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 25 UBS’s que realizam a vacinação contra a influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados serão vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.

Influenza

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.

LEIA MAIS – https://www.aparecida.go.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-influenza-em-aparecida-de-goiania-tem-25-postos-de-imunizacao/

Secom Aparecida

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo