Notícias

Campanha de vacinação contra a Influenza terá início na próxima segunda-feira

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) inicia, na próxima segunda-feira (12), a campanha contra a Influenza (H1N1). A vacinação para crianças, gestantes e puérperas ocorrerá nas salas de vacina das unidades básicas de saúde que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19. O horário de funcionamento dos postos de vacinação será das 8h às 17h. Os profissionais de saúde serão vacinados por etapa, iniciando pelos hospitais que internam pacientes com influenza.

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, alerta para o prazo entre a vacina contra Covid-19 e a influenza. “A aplicação da H1N1 acontecerá de forma simultânea às doses da vacina contra a Covid-19, por isso, o Ministério da Saúde (MS) orienta que entre uma vacina e outra seja respeitado o prazo de 14 dias, sendo que a vacina contra a Covid-19 deve ser ministrada primeiro e somente depois a pessoa deve tomar a influenza”, reforça.

Ele alerta também para a importância da vacinação contra a influenza. “A adesão da campanha pela população continua sendo de suma importância para evitar complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus H1N1. Ainda mais neste momento de pandemia, em que devemos fazer de tudo para evitar a sobrecarga aos sistemas de saúde e oferecer proteção aos grupos que são mais vulneráveis,” ressalta o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

Ao contrário das campanhas anteriores de vacinação contra a H1N1, neste ano, foram incluídas crianças até 5 anos de idade na primeira fase, pois elas não estavam previstas no calendário de vacinação da Covid-19, ao contrário dos idosos, grupo atual que está sendo vacinado, e que precisa do intervalo entre as duas vacinas.

Na primeira fase da campanha, serão contemplados os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, sendo 99.901 crianças, 15.844 gestantes, 2.604 puérperas e 77.383 trabalhadores da Saúde. No total, 195.732 pessoas devem ser vacinadas no município e 580 mil pessoas devem receber as doses do imunobiológico até o final da campanha.

A estratégia de vacinação contra a H1N1 será a seguinte: crianças, gestantes e puérperas serão atendidas por demanda espontânea. Os trabalhadores da Saúde dos hospitais que atendem pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) serão vacinados nos seus locais de trabalho e os demais em postos determinados pela SMS, através de agendamento no aplicativo Prefeitura 24 horas.

Podem tomar a vacina contra a H1N1 bebês a partir de 6 meses de idade, sendo contraindicada apenas para aqueles que tiveram alergia grave a doses anteriores e/ou a ovos, pessoas com febre, sintomas gripais e/ou da Covid-19. Portadores da Síndrome de Guillain-Barré precisam de autorização por escrito do médico.

A listagem das salas de vacinação disponíveis para a vacinação pode ser acessada por meio do site da SMS, aba de serviços, ou através do link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/ .

A cobertura vacinal de 2020 foi de 90,02%, com pouca adesão em crianças (55,43%). Em 2019, foram registrados 331 casos da doença e 50 óbitos.

Trabalhadores de Saúde:
12 a 16/04 – Trabalhadores de Saúde dos Hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;
19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de Saúde. A vacinação será realizada por agendamento a partir de 19 de março.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo