Sábado, 18 de Setembro de 2021
18 de Setembro de 2021
Publicidade

Campanha de vacinação contra sarampo vai até o dia 13 de março

Sarampo é uma doença altamente transmissível, podendo provocar sérias complicações e, inclusive, levar à morte

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já aplicou 12.556 doses da vacina na população-alvo, que é composta por crianças e adolescentes de 5 anos a 19 anos ainda não vacinados ou com a imunização incompleta.

Joice Dorneles, gerente interina de Imunização da SES-GO, informa que os dados são parciais, pois alguns municípios ainda não forneceram todas as informações. Segundo ela, a campanha prossegue até 13 de março, em cerca de 900 postos instalados em cidades goianas.

Segundo a gerente da SES-GO, a campanha ocorre de forma seletiva, iniciando ou completando esquema de vacinação para a doença, que exige duas doses da vacina contra o sarampo, para a faixa etária de 5 anos a 19 anos. Assim, quem comparecer ao posto saúde deve apresentar o cartão de vacinação para que o histórico vacinal da pessoa seja avaliado pelo profissional da sala de vacina.

Para viabilizar a campanha, o Governo de Goiás distribuiu aos 246 municípios 80 mil doses da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, também protege contra a caxumba e a rubéola. A orientação é que as cidades aproveitem a realização da campanha e atualizem o cartão de vacinação de seus moradores. O

intuito é oferecer todas as vacinas da rotina para todas as faixas etárias, conforme o esquema recomendado, principalmente nas áreas rurais e de difícil acesso.

 

Compartilhe este post: