Política

Campanha publicitária do Centenário de Aparecida só tem obras de Maguito

Anúncios continuam sendo veiculados mesmo após a passagem da data comemorativa dos 100 anos, sem mencionar nada que tenha sido feito na gestão de Mendanha

Foto: Reprodução

Da Redação

A campanha publicitária paga pela prefeitura de Aparecida para destacar os 100 anos de fundação do município, que ainda está sendo veiculada (o Centenário deu-se no último dia 11, uma quarta-feira), recorreu a obras que foram construídas na época dos dois mandatos do prefeito Maguito Vilela.

Os anúncios não mencionam nada que foi pensado, projetado e construído nos 5 anos e 3 meses de gestão de Gustavo Mendanha, por um motivo óbvio: não há o que mostrar. Mendanha não erigiu nenhuma obra de destaque e se limitou a dar manutenção no que Maguito fez ou, em casos raros, a concluir o que já estava iniciado e avançado.

Também não há referência, na campanha publicitária do Centenário, a qualquer iniciativa do atual prefeito de Aparecida Vilmar Mariano que completa nesta sexta, 20 de abril, 50 dias desde que assumiu o cargo com a renúncia de Mendanha.

Houve muita festa para marcar a passagem da data comemorativa dos 100 anos. Estima-se que a prefeitura gastou mais de R$ 4 milhões de reais com rodeio, shows artísticos e montagens de palcos e arenas, sem falar nos anúncios que continuam sendo publicados em órgãos de imprensa. No entanto, nenhuma obra foi inaugurada como presente para a população. Nem uma ponte na periferia ou um metro quadrado de asfalto em qualquer um dos bairros que ainda estão na lama e na poeira.

A propaganda do Centenário que está sendo exibida no site de O Popular, por exemplo, menciona o Hospital Municipal de Aparecida, o HMAP e frisa que se trata do “maior hospital público construído e mantido por uma prefeitura na região Centro-Oeste do país”. Sim, é verdade. É verdade também é que é obra de Maguito Vilela, ou, como afirma o seu filho e herdeiro político Daniel Vilela, em um vídeo distribuído no dia do aniversário de 100 anos de Aparecida, “foi Maguito que fez”. Também “foi Maguito que fez” as demais obras citadas na peça publicitária: 5 UPAs 24 horas, 40 UBS e um Centro de Especialidades. É muita coisa.

Dessas construções, Maguito na verdade fez as 5 UPAs, 29 das 40 UBS e o Centro de Especialidades. As 11 UBS que restam foram feitas por prefeitos como Ademir Menezes e José Macedo, sendo apenas uma – uma – por Mendanha.

A propaganda da prefeitura não é falsa nem mentirosa. As obras anunciadas existem e estão funcionando, algumas muito mal, como determinados postos de Saúde e o HMAP, envolvido em irregularidades e no momento passando por um processo complicado de transferência de gestão para uma Organização Social ligada ao Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sob escrutínio do Tribunal de Contas do Estado.

O que estranha, contudo, é que o prefeito anterior sendo candidato a governador, não se tenha tido a preocupação de apresentar um balanço recente do que a prefeitura fez para a população aparecidense – pelo menos um mais atualizado. Mas a campanha publicitária do Centenário não tinha o que mostrar, a não ser realizações da época de Maguito.

Essa crítica, ou seja, a de que Mendanha não tem uma obra de importância ou mesmo várias de menor porte espalhadas pela cidade, para identificar o seu período de governo em Aparecida, assombra hoje a campanha do ex-prefeito ao governo do Estado. Da mesma forma, ele também é acusado de não ter cumprido nenhuma das promessas que relacionou no seu plano de governo arquivado na Justiça Eleitoral, por ocasião do registro das suas duas candidaturas à prefeitura.

O PREFEITO DE MÃOS VAZIAS

Não há muito para se ver em Aparecida, depois de quase 2 mil dias de Mendanha prefeitura, que tenha sido feito além do que foi programado e iniciado pela gestão anterior de Maguito Vilela. Pior ainda: o prefeito que renunciou ao cargo sequer cumpriu as promessas das suas 1ª e 2ª campanha, que foram registradas na Justiça Eleitoral e podem ser conferidas por qualquer um.

Por exemplo, Mendanha não asfaltou todos os bairros, não construiu o Hospital do Câncer, não implantou as 5 ou 6 avenidas do eixo Leste-Oeste, não colocou para funcionar um banco de alimentos, não instituiu um programa de realocação para trabalhadores demitidos e não construiu nenhum CMEI para acabar com o déficit de vagas da Educação Infantil em Aparecida. Promessas que ele fez, mas esqueceu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo