Notícias

Descarte correto de lixo eletrônico em Goiás permitiu a reciclagem de 50 toneladas material em desuso

Em um ano, programa Sukatech, do Governo de Goiás, já recondicionou mais de 400 computadores

Foto: Edinam Ferreira

Com a evolução quase que diária dos celulares e computadores, chega uma hora que eles ficam obsoletos. E aí você se pergunta: “Jogo fora ou vendo?”. Nenhuma das alternativas! Doe para o projeto Sukatech, que desde o ano passado já reciclou mais de 50 toneladas de lixo eletrônico e recondicionou mais de 400 computadores.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e pelo programa Goiás Social, do Governo de Goiás, conta também conta com a parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC), Programando o Futuro.

Foto: Edinam Ferreira

Situado na Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia, o Sukatech fornece o descarte necessário a equipamentos eletrônicos que não servem para reutilização; promove cursos tecnológicos voltados a informática básica, manutenção de computadores e robótica; e, além disso, dispõe de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).

Os materiais recondicionados passam por limpeza interna e são padronizados com upgrades e instalação de softwares e aplicativos padrões. “Ao final desse processo, são realizados testes para verificar a funcionalidade e o desempenho do equipamento. As máquinas são embaladas e acrescentamos itens complementares como mouses e teclados; posteriormente, os equipamentos são separados em lotes específicos para doação”, detalha o gerente de Projetos Tecnológicos da Sedi, Thiago Angelino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo