Notícias

Carreta da Prevenção estará em Goianápolis nesta semana

De 29 de março a 2 de abril, mulheres da cidade de Goianápolis serão atendidas com exames de mamografia e Papanicolau, fundamentais para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo uterino. Já estão sendo providenciadas inclusões de mulheres pelas secretarias municipais de saúde da região no Complexo Regulador Estadual, que realizará os agendamentos. Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados para evitar aglomerações em decorrência do coronavírus.

Na última semana, de 15 a 19 março, a estrutura de atendimento esteve presente em Porangatu e levou exames de mamografia e Papanicolau, importantes para detecção precoce dos cânceres de mama e de colo uterino, para 150 mulheres do extremo Norte do Estado.

Maria das Graças Angele percorreu 51 quilômetros, de Novo Planalto até Porangatu, para realizar os exames disponíveis na unidade móvel de prevenção.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino do Governo de Goiás esteve durante esta semana na cidade de Porangatu, no extremo Norte do Estado. Com agendamento prévio feito pelo Complexo Regulador Estadual, as pacientes de quatro municípios foram encaminhadas para exames de Papanicolau e mamografia. Essa estrutura, que fica baseada na Policlínica de Goianésia, tem realizado um roteiro pelas cidades do Centro-Norte goiano.

Porangatu, que é a última cidade de Goiás antes da fronteira com Tocantins, fica distante 410 quilômetros de Goiânia e 245 de Goianésia. Além das moradoras do município, também foram agendados atendimentos para mulheres de Novo Planalto, Bonópolis e São Miguel do Araguaia. Ao longo do período que esteve na cidade, a unidade disponibilizou 150 vagas para realização de exames, sendo 30 por dia.

O protocolo utilizado pela carreta da prevenção preconiza a realização de mamografia em mulheres a partir dos 35 anos. O exame é um dos mais eficazes métodos para prevenção precoce de câncer de mama, que é o que mais atinge mulheres no Brasil e que quanto antes for detectado, maiores as chances de ser curado.

A aposentada Maria das Graças Angele foi da cidade onde mora, Novo Planalto, até Porangatu, que fica distante 51 quilômetros do assentamento rural onde vive, para colocar em dia seus exames. Aos 62 anos e mãe de cinco filhos, ela elogiou a iniciativa do Governo de Goiás em disponibilizar unidades como essa em roteiros itinerantes. “Um exame como esse trazido até perto de nós é uma facilidade grande para gente poder se prevenir. É uma coisa muito boa e que precisa ser aproveitada”, relatou.

Na semana de 29 de março a 2 de abril, a carreta da prevenção estará na cidade de Goianápolis. Já estão sendo providenciadas inclusões de mulheres pelas secretarias municipais de saúde da região no Complexo Regulador Estadual, que realizará os agendamentos.

Foto: Divulgação SES-GO

Fonte: SES – Governo de Goiás

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo