Esporte

CBF alerta federações estaduais que não vai adiar início do Brasileirão

Júnior Schumacher

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tem alertado as federações que não atrasará o início do Brasileiro por conta de paralisações dos Estaduais pela pandemia do novo coronavírus. Ou seja, os quatro Estados que tiveram as suas competições paradas terão que dar um jeito para encaixar jogos perdidos até 23 de maio. A Série A está marcada para começar em 30 de maio, e a Série B, dois dias antes.

Até agora, decretos dos governos dos Estados paralisaram o futebol e os Estaduais em quatro locais onde há times do Brasileiro da Série A por conta do agravamento da pandemia de Covid-19: Ceará, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Outras regiões como Rio de Janeiro e Paraná têm restrições de partidas em algumas cidades, e outras, não. Por isso, continuam.

As medidas de prefeitos e governadores foram reações ao esgotamento do sistema de saúde, com filas para UTIs de Covid, e o consequente aumento do número de mortos: a média móvel do país aponta mais de 3 mil óbitos por dia na última semana.

O cenário mais complicado é o de São Paulo, que tem cinco times na Série A, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino, além de outros na Série B. O decreto do governador João Doria já impediu três rodadas e deve impedir outros três jogos. A decisão da FPF é tentar reagendar tudo dentro dos limites de datas, mas ainda tem o problema de jogos da Libertadores e Copa do Brasil em abril.

Em Minas Gerais, o Estadual perdeu duas rodadas e a expectativa é retomar no início deste mês. Neste caso, as rodadas seriam remanejadas para datas da Copa do Brasil. O plano é similar aqui em Goiás onde três rodadas foram perdidas: aproveitar datas da competição nacional e possivelmente da Sul-Americana se esta for adiada. O problema é que o governo do Estado ensaia intervalos de 14 dias com tudo fechado, alternados a 14 dias liberados. E o campeonato que já voltou, pode voltar a ser paralisado novamente.

Às federações, o diretor de competições, Manoel Flores, tem dito que a CBF não abre mão do início do Brasileiro e caberá a cada um resolver seu Estadual até lá. Oficialmente, a CBF não deu uma posição quando questionada: informou ser cedo diante da indefinição atual.

Só que, se as paralisações ultrapassarem três rodadas, o cenário já é visto como difícil por federações para conseguir a conclusão dos Estaduais antes do Nacional. Neste caso, haveria duas soluções: pressionar a CBF novamente por uma mudança de posição ou buscar um outro caminho com Estaduais durante o Brasileiro. Neste caso, o temor é as competições se tornarem irrelevantes para os times em meio a competição nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo