Aparecida
Tendência

Rosildo Manoel é nome forte no Partido Progressista em Aparecida de Goiânia

O atual auxiliar da pasta executiva do Centenário, cumpriu três mandatos como vereador em Aparecida de Goiânia, e declarou estar em preparação para alçar a quarta vereança na cidade

Por Brunno Moreira

Em entrevista ao Diário de Aparecida, o ex-vereador e atual secretário executivo do Centenário de Aparecida de Goiânia, Rosildo Manoel (Partido Progressista), destacou os avanços do segundo maior município do Estado de Goiás.

Rosildo foi vereador pelo Partido Progressista-PP por três mandatos consecutivos, em sua última eleição, obteve 1.954 votos; votação considerada expressiva dentro da sigla, que lhe garantiu a primeira suplência da sigla.

Nascido em 1968 na cidade de goiana de Ceres, região do Vale do São Patrício, mudou para Aparecida aos 9 anos de idade, local que acompanhou de perto o desenvolvimento de um município promissor, mas que enfrentava muitas dificuldades. Graduado em administração, Rosildo atuou por diversos anos em uma empresa multinacional, ele é casado há 33 anos com a mãe de seus dois filhos, o advogado Walter Augusto e da psicóloga Daniela Cristina.

A frente da secretaria executiva do centenário, Rosildo Manoel é responsável pelas obras de restauro de prédios públicos considerados importantes para a história do município. Entre os destaque está a restauração do Santuário Nossa Senhora de Aparecida, localizado na Praça Central da cidade. Construída em 1924, dois anos depois da criação da cidade, a igreja é considerada um marco inicial do município.

Restauração 

Em 26 de janeiro de 2023, Rosildo presenciou um dos mais importantes projetos da sua secretaria sair do papel. O Prefeito Vilmar Mariano assinou a ordem de serviço para restauração de toda estrutura do santuário, considerado cartão postal de Aparecida, com um investimento inicial de 1,4 milhão de reais.

Os recursos utilizados partiram de emendas parlamentares do seu ex-colega de partido, deputado federal Professor Alcides e Francisco Júnior (PSD) e contrapartida da Prefeitura de Aparecida, que determinou que as obras fossem realizadas com muita maestria, respeitando a originalidade da estrutura e história que a igreja representa.

“A implantação da UPA Brasicon foi uma grande conquista”

Rosildo ingressou na vida pública em 2008 após convite do então colega de partido, Ozair José. Com votação expressiva na disputa por uma das 15 cadeiras que o legislativo municipal dispunha na época, vagas baseadas na quantidade de eleitores do município, o então vereador elaborou diversos projetos em prol da população aparecidense. O secretário considera um dos grandes feitos do seu mandato, a implantação da Unidade Básica de Saúde do setor Brasicon, o local atende centenas de moradores que necessitam do sistema público de saúde.

“A implantação da UPA-Brasicon foi uma grande conquista durante a minha passagem pela câmara municipal, na época, recorremos ao então presidente da república para tentar trazer o benefício para Aparecida, transferindo pacientes do cais que funcionava no centro da cidade, para uma estrutura ampla e moderna, proporcionando mais qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento médico” destacou Rosildo ao repórter do Diário de Aparecida.

Secretário acredita na unificação de forças em prol da reeleição de Vilmar Mariano 

Questionado a respeito do cenário político de Aparecida, o ex-vereador destacou sua satisfação em fazer parte do grupo da atual gestão municipal. Em sua visão, o atual prefeito  Vilmar Mariano, desempenha um ótimo trabalho à frente do Executivo; mesmo frente a algumas dificuldades, para Rosildo, este está conseguindo dar continuidade ao desenvolvimento do município.

“Cada eleição tem sua particularidade, não é possível definir um cenário neste momento, mas vejo que Vilmar Mariano deve ser o nome escolhido, e conseguirá aglutinar partidos e fortes lideranças para sua reeleição”.

É importante a harmonia entre Prefeitura e Câmara Municipal, destaca o secretário: “O vereador deve exercer sua função de fiscalizar, porém, a harmonia entre os poderes executivo e legislativo, é essencial para o desenvolvimento da cidade. Hoje o Partido Progressista ocupa três cadeiras na câmara municipal, cenário que pode mudar após abertura da janela partidária, que permite que detentores de mandatos possam mudar de sigla sem perder os respectivos cargos. Acredito que novos nomes devem compor o PP após uma reestruturação comandada pelo Presidente Municipal e atual  secretário de Articulação Metropolitana, Divino do Ajax’’.

Após a passagem do saudoso ex-prefeito, governador e senador, Maguito Vilela, Aparecida passou por uma grande transformação, ação continuada pelos gestores que sucederam um dos maiores políticos da história de Goiás. O município recebeu diversas empresas em seus polos industriais instalados em pontos estratégicos, gerando milhares de empregos, deixando de lado o termo pejorativo de “cidade dormitório” que define um local em que as pessoas apenas retornavam para dormir, pontuou o pepista ao lado de sua companheira, Danúbia.

Pré-candidato ao legislativo aparecidense

Rosildo Manoel deve tentar uma nova vaga para o pleito de 2024, contando com o suporte de apoiadores de vários segmentos. O secretário é considerado um líder na igreja católica. De família cristã, foi batizado ainda criança no catolicismo, passando pela primeira comunhão, um evento da igreja católica que marca a transição do jovem para adulto, ele também passou pela crisma e posteriormente casou de acordo os princípios da religião, dando continuidade os trabalhos em prol da sua comunidade.

“Tenho muitos apoiadores dentro da igreja católica, evangélica, entre demais segmentos de pessoas que acompanham o desenvolvimento da nossa cidade, e sabem da importância do nosso trabalho promovido. Sou muito grato pelas votações expressivas que sempre tive, espero repetir o feito na próxima eleição, assim continuarei trabalhando na busca por mais qualidade de vida de todos aqueles que me confiaram o voto, como da população em geral, sendo que é função do legislador, trabalhar em prol de todos sendo presente nos quatro cantos da cidade” finalizou o pré-candidato.

O secretário deve deixar o cargo da pasta executiva do Centenário nos próximos dias, cumprindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que define regras para pessoas que ocupam cargos de relevância em repartições públicas. O prazo é de seis meses, variando de acordo com o cargo exercido pelo pré-candidato.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo