Goiás

Cmei Minervina tem Projeto “Minerteca” que incentiva a leitura da comunidade escolar

Biblioteca, inicialmente planejada para atender o público infantil, conta hoje com mais de 1200 livros para adultos e crianças

O Projeto Minerteca, a biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)  Minervina Maria de Sousa, foi lançado em 2019. A idealizadora do projeto, a auxiliar de Atividades Educativas, Renata Salvador, conta que a iniciativa surgiu após perceber que as crianças do Cmei só tinham acesso aos livros em sala de aula.

Com apoio dos colaboradores da unidade, a instituição realizou uma campanha de arrecadação de livros. Os primeiros livros foram destinados às crianças, que toda sexta-feira levavam um livro para casa na mochila. Na sala de aula, o incentivo à leitura foi trabalhado por meio do carrinho literário e da mala de livros.

Para Renata, a leitura é essencial para o desenvolvimento e precisa ser acessível. “Todas as nossas crianças e profissionais têm o direito de descobrir o poder transformador de um livro, não podemos ficar restritos apenas aos livros didáticos ou usá-los apenas para uma atividade de sala de aula”, pontuou.

A campanha de arrecadação cresceu, com a doação da Gerência de formação (Gerfor) da SME, da Claro Telefonia e da própria Renata, que recebeu um miniacervo como prêmio do curso de literatura infantil do Itaú. Com as doações, a biblioteca passou a atender toda comunidade escolar.

Com o objetivo de incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros, a biblioteca conta com projetos de extensão, como a geladeira literária. Servidores, pais e toda comunidade têm livre acesso para pegar livros e levar para casa. Ao término da leitura, basta devolver à Geladeira, para que outras pessoas tenham acesso ao material.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo