Brasil

Abertura de empresas cresce 12,3% em julho, aponta Serasa Experian

Setor de serviços impulsionou o crescimento do índice

Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em julho de 2021, foram abertos 365.788 empreendimentos. Quantidade que indica um crescimento de 12,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 325.629 novos negócios no país. De acordo com o índice, o setor de Serviços foi responsável por 65,7% das empresas criadas e teve o maior aumento dentre as variações anuais dos segmentos. Veja os dados completos no gráfico e tabela abaixo.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, um dos fatores que pode explicar a desaceleração do nascimento de empresas é a retração dos níveis de desemprego no segundo trimestre do ano. “A partir de abril, a taxa de desemprego no país começou a demonstrar leve melhora. Por isso, mesmo com o cenário ainda delicado do mercado de trabalho, que responde a diversas variáveis econômicas, os brasileiros estão reconquistando seus empregos e podendo apostar menos no empreendedorismo por necessidade”.

A análise por natureza jurídica revelou que a Empresa Individual, quando o empreendedor atua sem sócios, marcou a variação anual mais expressiva do mês, com alta de 171,0%. No entanto, de acordo com Rabi, “é preciso levar em consideração que o aumento observado significa, na verdade, uma recuperação frente ao tombo de 72,2% que esse modelo de negócio sofreu em julho de 2020”. Confira as informações completas na tabela a seguir:

Ainda no ano a ano, todas as regiões brasileiras tiveram alta. O destaque ficou para o Nordeste, com crescimento de 22,6%, maior que a média geral. Em sequência estão: Sul (19,2%), Norte (10,3%), Centro-Oeste (9,5%) e Sudeste (7,7%).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo