Especial

Projetos que tratam da acessibilidade de idosos e deficientes tramitam na Câmara de Goiânia

Proposta disponibiliza 3% do total de cargos comissionados para as pessoas com deficiência. E ainda gratuidade das passagens de ônibus coletivos para o público acima de 60 anos

Estatuto do Idoso considera idosos os indivíduos com idade de 60 anos ou mais. Foto. Reprodução/Internet.

 

Três projetos de lei que tratam da acessibilidade de públicos como idosos, deficientes e serviços públicos tramitam na Câmara de Goiânia. O vereador Willian Veloso (PL) apresentou matéria que obriga a construção ou adaptação de fraldários acessíveis a frequentadores de ‘shoppings centers’ e estabelecimentos similares tanto em banheiros femininos, masculinos e de pessoas com deficiências ou em local acessível para ambos os sexos.

“A proposição se justifica na necessidade advinda da paternidade ativa, tornando cada vez mais, igualitária a divisão de tarefas em relação aos cuidados com as crianças”, afirma Veloso adicionando que “busca-se diminuir a desigualdade na relação de parentalidade entre o homem e a mulher e suavizar a responsabilização que recai sobre a maternidade”.

Ainda de Willian Veloso, projeto visa a criação de cotas para deficientes em cargos comissionados tanto no poder Executivo quanto Legislativo municipal. Para tal deverão ser disponibilizados 3% do total de cargos para as pessoas com deficiência, em cargos de comissão e funções de confiança, tanto da administração pública direta como na indireta do Município.

O outro projeto é de autoria do Pr. Wilson e pode beneficiar os idosos de 60 a 64 anos. Ele propôs a regulamentação em nível municipal da gratuidade das passagens de ônibus coletivos a esses usuários, já que lei estadual garante o benefício apenas a partir dos 65 anos, mas o Estatuto do Idoso preconiza que considera-se idosos os indivíduos com idade de 60 anos ou mais.

 

 

Policiais civis deflagram operação de combate a crime contra público da Terceira Idade

 

Policiais civis de todas as unidades federativas participaram na última segunda-feira (22) da 3ª edição da Operação Vetus, de prevenção e repressão à violência praticada contra idosos. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança pública (MJ) e conta com a ajuda de delegacias especializadas de proteção ao idoso, das secretarias de Segurança Pública; da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

Entre as ações, que serão implementadas até 23 de setembro, estão as de apuração de denúncias, diligências, atendimento às vítimas, ações educativas e fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs); procedimentos policiais e levantamentos de inteligência, como instauração e conclusão de inquéritos, representações judiciais, levantamento de alvos e de mandados, entre outros.

 

Segundo o ministério, estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. Também há atendimentos a solicitações de medidas protetivas de urgência.

 

O Ministério da Justiça lembra que denúncias contra esse tipo de prática podem ser feitas por meio do Disque 100 ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo