Esporte

Com aproveitamento pífio, times goianos não têm tido posição de destaque no Brasileirão 2022

Nas três principais divisões, nenhuma das equipes ainda conseguiram figurar na primeira parte da tabela de classificação

Júnior Schumacher

E o Campeonato Brasileiro na suas diversas divisões vai atingindo a metade dos seus certames. O Estado de Goiás conta com representantes em todas as suas esferas.

Sem nunca ter conquistado uma taça de primeira linha, mais em contrapartida sempre com times aguerridos e competitivos, o que já resultou em boas campanhas na Série A, e Copa do Brasil, o futebol goiano não vêm fazendo um bom papel até o momento na principal competição do país.

A afirmação acima tem é claro a sua exceção. Trata-se do Anápolis Futebol Clube, que jogando a quarta divisão, atinge 76,7% , e com 23 pontos em dez jogos, o Galo da Comarca está classificado para a próxima fase da competição. Iporá e Grêmio Anápolis também disputam a Série D, inclusive compõem a mesma chave do time anapolino, mas estão fora da faixa de classificação. Classificam-se os quatro melhores.

Um degrau acima, a Aparecidense iniciou o Terceirona muito bem, com uma vitória surpreendente fora de casa contra o Ypiranga-RS, que havia acabado de chegar ao vice-campeonato gaúcho. Após o trunfo, a equipe de Aparecida de Goiânia caiu de produção e flertou até entrar no Z-4 há duas rodadas, o que culminou na saída do técnico Eduardo Souza.

O novo comandante ( Moacir Júnior) foi contratado, o que acabou dando sobrevida ao time que enfim engatou um boa sequência, o que tirou o time da temida zona da degola.

Na Série B, decepção total. O Vila Nova após fazer um promissor Campeonato Goiano agoniza na lanterna da competição. Em treze jogos, o Tigre tem apenas uma vitória, e acumula o pior aproveitamento entre os goianos, com 28,2%. O técnico Dado Cavalcanti, contratado na sétima rodada, ainda conseguiu triunfar à frente do time vilanovense.

Dupla de Ferro

Alternando conquistas locais desde 2006, quando o Atlético-GO ressurgiu, Goiás e Dragão representam o futebol nas duas principais competições do país; Brasileirão Série A e Copa do Brasil. Na primeira, já jogados um terço do campeonato, as equipes ainda não conseguiram figurar na primeira parte da tabela de classificação, ou seja, entre os dez colocados.

As equipes começaram muito mal, chegando ao ponto dos dois estarem juntos no Z-4. O Esmeraldino esboçou uma reação, logo interrompida,, perdeu força e hoje está na zona de rebaixamento. E foi exatamente o Atlético-GO quem o colocou lá, com a vitória no último final de semana contra o Juventude. O rubro-negro ocupa a 12ª posição, com 16 pontos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo