CulturaEntretenimento

Com humor ácido, livro ‘tarja preta’ faz metáforas de cenas da pandemia

‘Eu nunca li nada como isso!’ É na sensação de surpresa e perplexidade que o escritor fluminense André Garcia aposta para cativar o leitor do seu primeiro livro publicado, Liber IMP, lançado no último dia 31 de julho, em Cabo Frio (RJ). Dividido em contos cômicos, todos eles metáforas de situações vividas pelo autor antes e durante a pandemia, Liber IMP é um livro de humor tarja preta. Sua ousada capa já anuncia isso. A publicação tem conteúdo com jeito de Casseta & Planeta, TV Pirata e dos ácidos South Park e Monty Python.

Um palavrão na sinopse do livro resume tudo: Liber IMP é uma comédia incomum em livros físicos, recomendada para quem consome produções da cultura nerd. Mas, segundo André Garcia, deve agradar também os amantes dos games, a turma do rock e os mais alternativos.

“No início, eu saí escrevendo qualquer coisa. Mas a partir de então o livro foi tomando forma e, inclusive, o leitor vai perceber uma mudança no tom ao longo dos contos, acompanhando a realidade da pandemia, claro, de forma bem-humorada. Liber IMP traz constatações sobre a vida cotidiana, mas sem nada mastigado, para estimular o leitor”, adianta André Garcia.

O escritor conta que os primeiros insights para escrever o livro surgiram em 2019. A produção começou em outubro daquele ano, mas só em 2020, já na pandemia, é que a elaboração dos textos engrenou. Os últimos contos foram para o papel no início deste ano.

André Garcia explica que o nome Liber IMP lembra a ideia de livros antigos. “Ou pode ter outros significados, de acordo com a interpretação de cada leitor”, acrescenta Garcia. A publicação tem 90 contos divididos em 9 capítulos, sendo o último deles com o título que dá nome à obra. Totalmente independente, o título é impresso pela Editora Clube de Autores.

O público pode conferir aqui uma amostra grátis com as primeiras 25 páginas de Liber IMP. Na pré-venda do livro, André Garcia distribuiu LP’s de sua coleção como brindes para os primeiros leitores. Liber IMP pode ser adquirido diretamente com o autor, por direct no Instagram @agx138.

 

Sobre o autor

Nascido e criado em Cabo Frio, André Garcia tem 35 anos e, além de escritor, é funcionário público e fanzineiro. Teve contato com o universo cultural também através do teatro, e, por isso, escreveu alguns dos contos de Liber IMP no formato de texto teatral. É amante da música, especialmente de nomes como Beatles e David Bowie.

Ficha técnica

 

Livro Liber IMP – Autor: André Garcia

90 contos divididos em 9 capítulos, 444 páginas, tiragem inicial de 600 exemplares.

Editora Clube de Autores. Humor, comédia, cultura nerd. Publicação independente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo