Notícias

Jovem é autuado por auditores da Amma após suspeita de pichação no Parque Flamboyant

Em ronda realizada na madrugada desta quarta-feira (22/03), auditores fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente autuaram homem suspeito de pichar mobiliários urbanos do espaço público localizado na Região Sul da capital. Ele pode responder criminalmente pela infração

Foto: AMMA

Auditores fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) autuaram em flagrante, na madrugada desta quarta-feira (24/03), jovem suspeito de pichar mobiliários urbanos do Parque Flamboyant, na Região Sul da capital. Flagrante aconteceu durante ronda diária da equipe.

O rapaz foi flagrado em suspeita de pichação de lixeiras, paredes e placas do parque. Além da autuação por infração ambiental e poluição visual, foi abordado e encaminhado à delegacia por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), para responder criminalmente pelo ato.

O Decreto Federal 6514/2008 prevê multa de até R$ 50 mil para infratores que cometerem pichações e depredações de edificações e monumentos. O auto de infração é posteriormente encaminhado à Delegacia Municipal de Meio Ambiente (Dema), autoridade responsável por abrir inquérito criminal contra o autor.

Em ocorrência semelhante no sábado (19/03), equipe de auditores da Amma flagrou uma jovem a pichar patrimônio público na Rua do Lazer, no Centro da capital. A mulher foi autuada e, em seguida, encaminhada à delegacia. Além da multa, a autora também responderá criminalmente.

O diretor de fiscalização da Amma, Diego Moura, aponta que essa “é uma ação rara, devido à natureza do crime, que ocorre de forma rápida e, muitas vezes, durante a madrugada, o que dificulta o flagrante”. O gestor ressalta que “esse tipo de crime causa prejuízos à administração, uma vez que demanda a revitalização dos locais depredados, daí, a importância da fiscalização constante”.

Em 2021, o órgão investiu R$ 500 mil em revitalizações por danos oriundos de vandalismo, como pichações, destruição de bancos e brinquedos, e outros crimes cometidos nos parques da capital.

O presidente da Amma, Luan Alves, alerta que as equipes de educação ambiental seguem com seus trabalhos de conscientização, mas pede o apoio da população. “A conservação dos parques é fundamental porque, além de áreas importantes para a preservação do meio ambiente, são espaços de convivência e lazer”, afirma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo