GoiásNotícias
Tendência

Goiás: ações de Atenção à Sanidade Agropecuária são discutidas no estado

O Comitê Suasa já aprovou, em reunião, seu regulamento interno.

O Comitê Gestor do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária de Goiás (Suasa/GO) realizou sua primeira reunião ordinária, na qual aprovou o regimento interno que define sua estrutura, competências e funcionamento. Este comitê, formado na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e em colaboração com a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Goiás (SFA-GO), busca integrar-se com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para melhorar a defesa agropecuária em Goiás e em todo o Brasil.

O objetivo central do Comitê/GO é contribuir para a promoção da saúde animal, sanidade vegetal, idoneidade de insumos e serviços, identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo, o que desempenha um papel fundamental na agricultura e pecuária do estado.

O secretário da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, que preside o Comitê, destaca a importância deste órgão consultivo em Goiás e enfatiza o compromisso em fortalecer a defesa agropecuária, promovendo transparência nas iniciativas. Ele ressalta que o comitê pretende facilitar a colaboração entre órgãos governamentais e privados, promovendo o desenvolvimento sustentável da agropecuária em Goiás com base em critérios rigorosos de segurança e qualidade.

Os membros do Comitê Suasa/GO incluem representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Secretaria de Estado da Economia, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO) e da Federação Goiana de Municípios (FGM).

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) é uma iniciativa criada para coordenar a vigilância e defesa sanitária de animais e vegetais no Brasil, em colaboração com o Sistema Único de Saúde (SUS). Envolve uma ampla gama de participantes, incluindo serviços públicos, produtores rurais, técnicos, órgãos de fiscalização e entidades privadas. Com base nos princípios da sanidade agropecuária, o Suasa supervisiona atividades relacionadas à produção, processamento e comércio de produtos agropecuários, com foco na promoção da saúde e na garantia da qualidade desses produtos.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo