Entretenimento

Com o apoio do Governo de Goiás, documentário “Raízes” será lançado neste domingo no YouTube

Filme retrata a cultura e o amor das famílias pelo seu pedaço de terra, onde preservam suas raízes, tradições sertanejas e retiram seus meios de sobrevivência

Suely Carvalho

Para quem gosta da cultura, das paisagens, das histórias da nossa gente, da essência goiana de ser oriunda da roça, vai se amarrar também na nova produção goiana, o Documentário “Raízes”. Que será lançado neste domingo, 23, no canal da Secult no YouTube às 20h.

Como o nome sugere, o curta-metragem retrata as tradições sertanejas de nosso estado. A cultura e o amor das famílias pelo seu pedaço de terra, onde preservam suas raízes e retiram seus meios de sobrevivência. Com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, o projeto contou também como o apoio da prefeitura de Goiânia, representada pela Secretaria de Cultura (Secult) e do Governo de Goiás.

Raízes é uma extensão do Documentário “Terra Nostra”, lançado em 2003 em parceria com a TV Anhanguera. Esta já é a 12° produção da Catira Filmes, realizada pelo badalado Diretor de imagem e fotografia, Weber Santana, “o público alvo são pessoas em geral que têm sensibilidade. Às vezes as pessoas enxergam o pequeno agricultor, o povo que mora na roça, com um olhar um pouco assim, de desprezo, e isso é uma grande estupidez, uma grande burrice do ser humano. Porque são pessoas humildes, sem maldade, sinceras, que estão ali trabalhando sol a sol e que são felizes com seu pedacinho de terra, no seu cantinho, sem recursos tecnológico, só querem ter sua vida pacata onde vão ali na roça e colhem uma batata, um milho, correm da cidade grande e amam a vida. Então a mensagem que quero transmitir com o filme às pessoas que nunca moraram na roça, é esta”, explicou o filmmaker.

Parte das locações do curta-metragem foram gravadas com família do Bairro Terra do Sol em Aparecida de Goiânia. Que tiveram sua história contada no filme, “ através de uma pesquisa descobri que ali havia muitas pessoas vindas do interior, do campo. Lá conheci duas pessoas que vieram da roça  e contaram suas experiências, não só deles como de outras pessoas também”, resumiu Santana. O documentário será exibido também no Cine Cultura e no Cineclube, Catedral das Artes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo