Esporte

Com virada épica, brasileiras são campeãs de Grand Slam de Beach Tennis em Brasília

Vitória Marchezini, de apenas 15 anos, e Marcela Vita venceram a dupla com a número 1 do mundo e foram campeãs do Sand Series

O mês de outubro de 2021 definitivamente entrará na história do beach tennis brasileiro. Depois da conquista da Copa do Mundo da modalidade no Rio de Janeiro na última semana, os atletas do país continuam brilhando no circuito profissional. Neste domingo (17), Vitória Marchezini e Marcela Vita conquistaram o ITF Sand Series de Brasília – um dos quatro mais importantes torneios do esporte. A vitória na final foi sobre a melhor dupla do mundo na atualidade, com as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, por 1/6, 7/5 e 10-8.

O triunfo foi conquistado com uma atuação épica da parceria brasileira. No primeiro set, as italianas foram impecáveis. Gasparri, número 1 do ranking, e Valentini (7ª) deram poucas chances para as locais, fechando a parcial com relativa tranquilidade por 6 a 1. Na volta para o segundo set, a partida parecia se encaminhar para um desfecho a favor das europeias, que chegaram a abrir 5 a 2 e tiveram três match points a favor. As brasileiras não só evitaram o fechamento do duelo como iniciaram uma reação espetacular empurradas pela torcida e conseguiram fechar em 7 a 5.

No match tie-break, nova virada. Depois de saírem atrás por 3 a 0 e verem as italianas abrirem 8 a 5, Marcela (11ª) e Vitória (18ª) não erraram mais bola alguma e triunfaram com o 10 a 5 para a explosão de felicidade da Arena Brasília.

“É difícil até explicar o que aconteceu, estou muito feliz. Foi um jogo muito difícil pra mim, eu comecei nervosa, mas nós conseguimos nos superar. Com certeza, é o momento mais feliz da minha carreira”, comemora a jovem Vitória Marchezini, de apenas 15 anos, a mais jovem atleta da modalidade a ganhar um título desta importância.

“Nós vínhamos batendo na trave, muitos jogos bons e perdendo no fim. Mas desde João Pessoa a gente ganhou e aumentou nossa confiança para chegar aqui em ótima fase. A Vitória cresceu muito nesse ano, a maturidade dela aumenta a cada jogo, e a gente se dá muito bem dentro e fora de quadra, o que faz total diferença”, celebra Marcela Vita.

Na final masculina, o título ficou com o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, que venceram o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini por 1/6, 6/3 e 12-10.

Em Brasília, foram seis dias de disputas, com os top 10 do esporte, do Brasil e do exterior, no masculino e no feminino, num total de 200 profissionais, além de 400 amadores. As chaves masculina e feminina contaram com os principais jogadores do ranking mundial.

O ITF Sand Series Brasília’21 é apresentado pelo Banco BRB. Evento oficial da ITF (International Tennis Federation) e da CBT (Confederação Brasileira de Tênis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo