Notícias

Covid-19: Escalonamento regional em Aparecida é suspenso

Regras sanitárias ainda estão em vigor na cidade como distanciamento, uso de máscara, e horários determinados de funcionamento

Após avaliação da nota técnica apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, decidiu, por unanimidade, suspender o Isolamento Social Intermitente Regionalizado no município. A decisão foi tomada em reunião extraordinária, por videoconferência, realizada na manhã desta quinta-feira, 06. O pedido de suspensão do escalonamento foi apresentado pelo prefeito Gustavo Mendanha na última terça-feira, 04, durante reunião do comitê. O gestor municipal, na ocasião, pediu que fosse apreciado sua solicitação considerando o quadro epidemiológico de Aparecida para Covid-19 que permanece sob controle e estável.

De acordo com o secretário de Saúde de Aparecida, que também coordena o Comitê, Alessandro Magalhães, a suspensão entra em vigor após a publicação da portaria 059/2020 no Diário Oficial Eletrônico (DOE). O secretário explica que o cenário atual que Aparecida vive em relação à Covid-19 mostra que as ações da gestão municipal no enfrentamento ao Coronavítus como a testagem em massa da população, ampliação dos leitos de UTI e Semi-UTI na cidade e também o monitoramento dos pacientes positivos e que são do grupo de risco foram assertivas.

Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde deu sinal favorável a suspensão do escalamento, com a necessidade do cumprimento das seguintes recomendações: 1) a manutenção das regras sanitárias determinadas aos estabelecimentos que foram autorizados a funcionar; 2) a não reabertura de novos segmentos que, a partir desta nota técnica, não estão autorizados a funcionar, a fim da Saúde Municipal monitorar o impacto da suspensão pelos próximos 14 dias e; 3) a manutenção da testagem em massa com o objetivo de apresentar o cenário real de contaminados diariamente.

“Temos dois possíveis gatilhos para retomar o escalonamento que é a taxa de ocupação passando dos 80% por três dias seguidos e se a média móvel de casos ativos oscilar positivamente mais do que 15% nos próximos 14 dias. Ou seja, se casos ativos que estão com a doença em atividade, aumentar mais de 15%, podem pressionar mais o sistema de saúde”, comentou o secretário Alessandro Magalhães.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou, durante live realizada nesta manhã, que o escalonamento cumpriu o seu papel de reforçar com a população a necessidade de todos se protegerem. “Esta forma de isolamento social com o fechamento do comércio por regiões foi muito importante e cumpriu o seu papel. Agora é hora de retomarmos as atividades, suspendendo o escalonamento, mas continuando com a guarda levantada, para não termos que voltar e fechar novamente”, disse o prefeito Gustavo Mendanha que enfatizou que fez o pedido, mas que acata todas as decisões tomadas pelos membros do Comitê.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, coordenado pelo secretário de saúde, Alessandro Magalhães, foi criado em 16 de março, e fazem parte dele as secretarias municipais, Ministério Público do Estado de Goiás, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, OAB Subseção Aparecida, Associação dos Feirantes de Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Sesi/Senai, Sebrae Regional Aparecida e Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em Goiás (Femicro-GO).

Fiscalização

Com a suspensão do escalonamento a fiscalização para averiguar o cumprimento dos protocolos de cuidados sanitários vai continuar, pois a única mudança com essa suspensão, segundo a SMS é de que os comércios não precisarão mais fechar um dia da semana, mas o restante das regras continua valendo, como horário de funcionamento de shoppings, galerias, academias e restaurantes, escalonamento por fileira em feiras e o não funcionamento de bares e quadras de atividades coletivas como futebol.

“Vamos manter a nossa fiscalização, notificação, multas e cassação de alvará para aqueles que não tiverem cumprimento as determinações. E se o cenário na cidade piorar e a população não contribuir com as normas sanitárias a gente tem que ter responsabilidade e voltar imediatamente com o escalonamento regional”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Esta fiscalização continua por conta do Grupo Operacional de Enfrentamento ao Coronavírus, que percorre as ruas e comércios de Aparecida desde o mês de abril, quando foi iniciada a Retomada Responsável das atividades econômicas.

Escalonamento Regional

Todas as ações tomadas pela gestão municipal foram embasadas em estudos técnicos da Secretaria de Saúde, pesquisas e recomendações de órgãos e entidades científicas como a Organização Mundial da Saúde (OMS) Ministérios da Saúde e outros.  Em junho, seguindo a matriz de risco do Ministério da Saúde, com uma escala de cenário de verde a vermelho, o município adotou então o Isolamento Social Intermitente com o Escalonamento Regional. Desta forma, a cidade foi dividida em 10 macrorregiões.

No cenário verde-risco baixo, a cada dia da semana de segunda a sexta-feira, duas delas precisariam ficar fechadas totalmente, incluindo alguns serviços essenciais como supermercados, padarias e postos de combustíveis. No cenário amarelo-risco moderado, que é o que a cidade se encontra atualmente, duas macrorregiões continuam fechando uma vez de segunda a sexta-feira e também aos domingos. Caso suba para o cenário laranja-risco alto, as macrozona fecham dois dias de segunda a sexta-feira e também aos sábados após as 13h e aos domingos o dia todo. Já no cenário vermelho-risco altíssimo, considerando 14 dias (duas semanas), a cidade tem o comércio fechado regionalmente por 10 dias, ficando apenas 4 dias abertos, de modo intercalado.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo