Notícias

Editorial Diário de Aparecida – Como assim?

O conceito de inovação é criar algo novo, introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças ou melhorias de algo já existente.

Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter (1933), tinha claro que a inovação é o motor do crescimento econômico. Criou o conceito de “destruição criativa”, que pode ser resumido na ideia de destruir o antigo para criar algo novo, um processo intrínseco à dinâmica do capitalismo.

Afirmar que irá implantar inovação sem considerar o significado desse processo é imaturidade em alto grau. Analisando as afirmações do ex-prefeito de Aparecida e pré-candidato ao governo, Gustavo Mendanha quando diz que se eleito fará uma gestão inovadora.

Transformar algo já existente em um recurso que gere riquezas exige habilidade. Mas, consideremos que “se as raízes forem ruins, todo o restante o será”.

Como ex-prefeito da 2ª maior cidade do Estado, 280 bairros, Mendanha não conseguiu resolver problemas primários de assistência social, infraestrutura, econômico, entre outros. 

Em um portal na internet, onde afirma que está ouvindo o povo para elaborar o plano de governo, promete construir um Estado transparente, justo e competitivo.

Ah quem dera se em Aparecida tivesse sido assim! Transparente, justo e competitivo. Mas não foi não. No plano de governo apresentado à população em 2020 não foram cumpridas promessas fáceis de se concretizarem como o Banco de Alimentos, ampliação das vagas nas creches e recolocação no mercado e trabalho aos aparecidenses desempregados e entre outras.

No quesito transparência, que implica abertura, comunicação e responsabilidade, na política é o preceito através do qual se impõe à administração pública a prestação de contas de suas ações, através da utilização de meios de comunicação.

Por vezes, veículos da imprensa local não obtiveram respostas de perguntas simples enviadas pela própria população, a exemplo do Diário de Aparecida. Aguardemos para constatar o que será apresentado no plano de governo de Mendanha, que segundo ele, nosso povo está ajudando a elaborar.    

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo