Notícias

Comurg orienta sobre a limpeza nas calçadas. Mais de 16 mil notificações foram aplicadas nos últimos dias

O descarte irregular de lixo e entulhos em calçadas gerou 16 mil notificações administrativas nos últimos 60 dias. O trabalho feito pelos orientadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) não tem o intuído de gerar penalidades e multas e sim despertar o cidadão para a responsabilidade da limpeza da sua calçada.

As orientações são respaldadas pelo Código de Posturas do Município que determina a responsabilidade de limpeza e asseio das calçadas ao proprietário. Após sua aplicação, o morador tem até 72 horas para executar a limpeza. Caso não faça, a notificação é encaminhada à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que faz o auto de infração gerando multa que pode chegar a R$ 5 mil.

Deste total de notificações, 10 mil foram feitas em ação conjunta com as equipes de capina e varrição. Cerca de 20% foram atendidas de imediato. Outras 5.644 foram feitas pelos agentes de orientação e 596 encaminhadas para a AMMA fazer o auto de infração.

A expectativa é que com a divulgação desse serviço, o cidadão fique mais consciente e faça o descarte correto do entulho. A Comurg orienta que o ideal é procurar empresas de containers credenciadas na AMMA para realizar o descarte do material corretamente ou encaminhar os resíduos aos Ecopontos Guanabara, no Jardim Guanabara II e Faiçalville, no Residencial Failçalville. À Prefeitura cabe a responsabilidade de recolher o resíduo comum/orgânico gerado pela residência.

Descarte consciente

Objetos mais descartados

Resíduos de construção civil, galhadas, móveis e eletrodomésticos

Como devem ser descartados

-Resíduos de construção civil e galhadas: Pequena quantidade podem ser encaminhadas aos Ecopontos. Se for um expressivo maior é necessário contratar uma empresa credenciada na Amma.

-Móveis e eletrodomésticos: Entrar em contato pelos telefones 3524-8555 e 9 8596-8555 para fazer o cadastro e o agendamento para o Cata-Treco fazer o recolhimento.

Fonte: Secom Goiânia

Foto: Divulgação Comurg

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo