Notícias

Comurg orienta sobre descarte do lixo doméstico durante pandemia

A orientação é que o cidadão se atente ao dia e horário em que o caminhão da coleta passa e acondicione os resíduos em sacos resistentes, próprios para lixo

Em meio às prevenções para enfrentamento do coronavírus, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) manteve os serviços de limpeza pública, essenciais para a saúde da população da cidade. Porém, alerta sobre alguns cuidados com os resíduos, visando proteger a saúde dos agentes de limpeza.

Dentre os serviços, a coleta domiciliar e a seletiva continuam sendo prestadas normalmente nos dias e horários já estabelecidos, em todos os bairros da cidade. A orientação é que o cidadão se atente ao dia e horário em que o caminhão da coleta passa e acondicione os resíduos em sacos resistentes, próprios para lixo.

Os sacos devem ser fechados com lacre ou nó quando estiver com 2/3 de sua capacidade. O ideal é que, após isso, o saco seja colocado dentro de outro para garantir que os resíduos sejam bem acondicionados e não haja vazamento e contato com o coletor.

A recomendação ainda inclui as luvas e máscaras. Segundo o presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, as luvas e máscaras podem ser colocadas em sacos duplos e devem ser descartadas no mesmo local que o lixo comum, para que todo o material seja encaminhado ao Aterro Sanitário.

‘Vamos pensar e agir com empatia, cuidado e atenção para que os nossos profissionais não venham a apresentar danos na saúde. Eles estão trabalhando para manter a cidade limpa, mesmo em meio a toda essa crise”, reforça o presidente da Comurg.

Materiais cortantes
Para descartar os materiais perfuro-cortantes, como vidros, agulhas, metais, entre outros, que possam ocasionar cortes ou perfurações – propensos também à contaminação dos profissionais, é necessário que todos esses objetos estejam bem embalados. Fazer isso é simples, basta:

Envolver bem os pedaços de vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha, colocando-os em uma caixa de papelão. Corte uma garrafa pet e deposite os pedaços de vidro. Em seguida, utilize a parte superior da garrafa para fechá-la. É necessário vedá-la com uma fita adesiva. Caso o vidro seja reciclável, como embalagens de bebidas, alimentos ou cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva em seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém escreva no pacote que contém VIDRO.

Confira as recomendações para residências onde há pessoas com sintomas ou que foi diagnosticado com o novo coronavírus.

Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela. Não separar mais o lixo reciclado do lixo comum. Usar dois sacos para acondicionar o lixo e não esquecer de fechá-los e lacrá-los bem. Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo. Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras. Colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias que o caminhão passa na sua rua.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo