Notícias

Base de Caiado passa de 180 prefeitos para consolidar a reeleição em 2022

Diferentemente de 2018, quando candidatos “outsiders” venceram em diversos Estados para governador, senador, deputado federal e deputado estadual, as eleições de 2022 devem ter predominância dos políticos tradicionais com forte respaldo de bases municipais. “Outsider” é a pessoa que não pertence a um grupo político determinado e acaba vencendo as eleições, em um movimento anti política da sociedade.

O governador Ronaldo Caiado (DEM), que vai concorrer à reeleição, vem consolidando bases nos municípios e hoje já conta com o respaldo de mais de 180 prefeitos, de diversos partidos, em todo o Estado. Após vencer as eleições em 2018 com o apoio de apenas 14 prefeitos, Caiado trabalha em um novo cenário, consolidando na sua base prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, primeiras-damas, ex-prefeitos e dirigentes partidários.

Desde janeiro último, o governador tem reunido grupos de prefeitos, nas cidades que visita, para discutir as parcerias administrativas – aproveitando a oportunidade, espontaneamente, os gestores municipais hipotecam apoio a novo mandato para o democrata. Um dado curioso: prefeitos teoricamente da oposição – PSDB, MDB, PSD, Republicanos, Patriota e Progressistas – também se manifestam a favor da reeleição de Caiado, independente dos posicionamentos das direções estaduais. Justificam que Caiado tem sido “aliado” dos municípios, discute prioridades de obras e não exige filiação de quem quer que seja. O governador é republicano, enfim.

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), diz que Caiado vai passar para a história como o governador que conquistou o apoio do maior número de chefes de executivos municipais. “Os prefeitos formarão uma sólida base eleitoral para Caiado em 2022. Por que isso? Por que o governador tem atuado como municipalista, sem distinção partidária.”

O prefeito de Goianira, Carlão Andrade (DEM), presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), destaca que o governador inova ao abrir o Palácio das Esmeraldas para os prefeitos: “Caiado é um governador que dialoga e ouve os prefeitos, da situação ou da oposição. E os resultados estão aí: o governador tem altos índices de popularidade.”

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), vai reunir, em agosto, em Rio Verde, 50 prefeitos de sua base eleitoral para abrir o debate sobre as eleições de 2022. Segundo ele, os prefeitos, de diversos partidos, vão assinar carta de respaldo à reeleição do governador. “É grande o entusiasmo dos prefeitos em relação ao governo Caiado, que age de forma aberta, transparece, priorizando o diálogo com os municípios.”

“Não há espaço para a alternância de poder na próxima eleição”

Os prefeitos elogiam a iniciativa de Ronaldo Caiado de promover encontros, nas cidades, para a discussão das prioridades das ações do governo do estado. “Caiado, de forma democrática, debate com os prefeitos as obras que cada cidade deve receber. Isso só aumenta a empatia e simpatia dos prefeitos em relação ao seu governo”, diz o secretário estadual de Governo, Ernesto Roller. Já o deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, ressalta que os prefeitos o procuram para antecipar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado.

“Todos os prefeitos com os quais tenho conversado dizem que o governador precisa de novo mandato para concluir a sua obra administrativa. Eles deixam claro que estarão ao lado de Caiado na campanha eleitoral de 2022”. E o senador Luiz do Carmo, também diz ser testemunha da manifestação de apoio por parte dos prefeitos goianos, não apenas do seu partido, o MDB. “Ando o estado inteiro e vejo a receptividade do governador junto às lideranças municipais. Os prefeitos querem comandar a campanha pela reeleição de Caiado”, garante. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) lembra que os prefeitos, inclusive da oposição, defendem a reeleição de Caiado: “Não há espaço para a alternância de poder em 2022. Caiado terá o respaldo da população para cumprir mais quatro anos à frente do governo de Goiás.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo