BrasilNotícias
Tendência

Confirmado: PL em Goiás será dirigido por Major Vitor Hugo e não dará apoio a Mendanha

Definitivo: o presidente Jair Bolsonaro vai se filiar ao PL na próxima terça, dia 30, recebendo como prêmio o direito de interferir nos diretórios estaduais do partido e decidir qual será o posicionamento de cada um quanto às eleições de 2022.

Em Goiás, o presidente já confirmou que o seu homem de confiança, o deputado federal Major Vitor Hugo é que será o mandachuva da legenda, inclusive com possibilidade de se lançar como seu representante nas eleições para o governo do Estado.

“Quase sem espaço para lançar-se candidato ao governo Estado, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, agora se vê numa disputa acirrada com o deputado major Vitor Hugo – e a opinião generalizada é de que o ex-emedebista será o perdedor”, avaliou o Jornal Opção, cujas análises na área política costumam a acertar em cheio o alvo (foi o único veículo de imprensa que previu a reeleição de Roberto Naves para a prefeitura de Anápolis, vencendo o favorito Antônio Gomide, do PT).

Jair Bolsonaro filiado ao Partido Liberal significa que Mendanha será obrigado a buscar outra sigla para a sua aventura de se candidatar a governador – caso ainda exista alguma. O próprio prefeito disse na semana passada ao O Popular que, além do PL, só foi convidado pelo PROS e pelo Podemos. O primeiro é um partido nanico, sem condições de dar sustentação a uma eleição majoritária, e o segundo deve entrar em federação com o União Brasil (resultado da fusão DEM-PSL) e, portanto, permanecer na base do governador Ronaldo Caiado.

Mendanha não tem nada nas mãos, portanto. Ele também disse que há uma conversa não tão profunda com o Republicanos, que, nas últimas semanas, deu mostras significativas de que caminha na direção do apoio à reeleição de Caiado e não vai fortalecer jamais alguém – como Mendanha – que já avisou que pode ser candidato a prefeito de Goiânia em 2024, em caso de insucesso na disputa pelo governo do Estado, tornando-se assim adversário da reeleição do prefeito Rogério Cruz.

Bolsonaro restabeleceu diálogo com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e agora com acerta ele os nomes dos bolsonaristas que serão candidatos nos Estados. Em Goiás o martelo foi batido a favor do Major Vitor Hugo. O militar tem grande proximidade com o presidente, inclusive já tendo ocupado a função de líder do Governo na Câmara Federal.

Diferente de Mendanha, Major Vitor Hugo tem histórico de bolsonarista raiz. É militar, conservador e a esquerda está sempre em alvo de ataques. Já o prefeito de Aparecida de Goiânia se aproximou da esquerda em 2020, e os petistas confirmam que há um diálogo com o ex-emedebista. Com Bolsonaro no PL, fica inviável os apoiadores locais – como a deputada federal Magda Mofatto – manter o projeto de lançar Mendanha ao governo.

Prossegue o Jornal Opção: “Se as eleições fossem hoje, quais os aliados de peso Mendanha teria para apresentar, se nem espaço nos partidos tem lhe restado? Como pré-candidato ao governo do Estado, a situação de Mendanha se complica a cada dia que passa. Pode ser que lhe reste apenas o apoio do PSDB de Marconi Perillo. E pode ser que não se efetive nenhuma filiação que garanta a sua candidatura. O prefeito de Aparecida de Goiânia parece caminhar sem o rumo de um espaço para chamar de seu.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo