AparecidaBrasilNotícias
Tendência

Com doses próximas do vencimento, Aparecida amplia grupo de vacinação contra dengue

Em Aparecida, 720 doses estão perto do vencimento

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) ampliou, temporariamente, o público-alvo da vacinação contra a dengue. Agora, pessoas de 4 a 59 anos podem receber a Qdenga nos 38 postos fixos de vacinação da cidade, enquanto durar o estoque do município. As doses estão sendo distribuídas para as unidades na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, e até o período da tarde eles já devem estar abastecidos.

A ampliação segue nota técnica do Ministério da Saúde, publicada na noite de ontem, 17. O governo federal considerou, para tanto, a proximidade de vencimento das vacinas e adotou a estratégia para evitar desperdícios.

Em Aparecida, 720 doses vão vencer no próximo dia 30 e, por isso, estão sendo distribuídas para para serem aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos. Quando acabarem essas doses com vencimento próximo, a Qdenga volta a ser aplicada apenas em crianças de 10 a 14 anos, seguindo as regras definidas pelo Ministério da Saúde.

“São poucas doses disponíveis, mas é uma boa oportunidade para que mais pessoas se protejam gratuitamente contra a doença. Acredito que o estoque dure só até hoje. Por isso, aproveitem e procurem um dos postos o quanto antes”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A vacina contra a dengue ofertada pelo SUS contém vírus vivos atenuados. Quando aplicada, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue. Ela não pode ser aplicada juntamente com outras vacinas e não é indicada para gestantes.

Como se vacinar

Para se vacinar contra a dengue basta procurar um dos postos abaixo, a partir da tarde desta quinta-feira, 18, com documentos pessoais e o cartão de vacinação.

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Confira os locais:

UBS Andrade Reis

UBS Colina Azul

UBS Riviera

UBS Jardim Florença

UBS Independência Mansões

UBS Tiradentes

UBS Pontal Sul 2

UBS Papilon Park

UBS Mansões Paraíso

UBS Bairro Ilda

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Cardoso

UBS Delfiore

UBS Madre Germano

UBS Jardim dos Ipês

UBS Bandeirantes

UBS Caraíbas

UBS Garavelo Park

UBS Buriti Sereno

UBS Campos Elíseos

UBS Bairro Independência

UBS Anhambi

UBS Rosa dos Ventos

UBS Jardim Paraíso

UBS Jardim Olímpico

UBS Santa Luzia

UBS Jardim Bela Vista

UBS Jardim dos Buritis

UBS Nova Olinda

UBS Retiro do Bosque

UBS Chácara São Pedro

UBS Expansul

UBS Santo André

UBS Cândido de Queiroz

UBS Alto Paraíso

UBS Boa Esperança

Central de Imunização

Maternidade Marlene Teixeira

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo