Brasil

Consórcio de cidades negocia compra de 30 milhões de doses da Sputnik V

O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), do qual Aparecida de Goiânia e outras 30 cidades goianas participam, se reuniu na última terça-feira, 13, para dar continuidade às tratativas com o Fundo Soberano Russo para compra de 30 milhões de doses da vacina Sputnik V. A reunião foi virtual e contou com a presença dos prefeitos de todos os municípios participantes.


O Fundo Soberano Russo representa o Instituto Gamaleya, produtor da vacina, e a perspectiva é que, se confirmada a aquisição, remessas iniciais do imunizante contra Covid-19 cheguem ao País já em maio, totalizando 5 milhões de doses até junho deste ano. A vacina Sputnik V tem o preço mundial tabelado em US$ 19,90 (valor por pessoa, somando as duas doses).
Após consultar outros fornecedores, o presidente do Conectar, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis (SC), afirmou na última terça-feira, 13, que viu no Fundo Soberano Russo “uma oferta concreta de vacinas”. A Sputnik V aguarda aprovação da Anvisa. Segundo Loureiro, a estimativa é de que a agência autorize ainda este mês o uso da vacina no Brasil.
A expectativa é de que as vacinas cheguem ao Brasil três semanas após a assinatura do contrato. Hoje, 15, representantes do Consórcio das Cidades se reúnem com o Ministério da Saúde para tratar sobre o tema que pode acelerar o Plano Nacional de Imunização (PNI). Além dessa frente, os prefeitos e prefeitas também estão em tratativa com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para conseguir doses excedentes adquiridas pelos Estados Unidos.

Próximos passos da negociação
O Conectar se reunirá hoje, 15, com o Ministério da Saúde para tratar da compra das vacinas russas. Alguns dos principais pontos para alinhar com a pasta são o apoio logístico do governo federal para transportar as doses ao Brasil e a distribuição das vacinas, uma vez que o Ministério da Saúde precisa ainda regulamentar a Lei 14.124/2021, que autoriza a aquisição de imunizantes contra Covid por Estados e municípios.

Tratativas com o governo americano
Aparecida tem participado de tratativas do Consórcio também com o governo americano. O coletivo integrado por quase 2 mil municípios dialoga com os Estados Unidos para que o país ceda ao Brasil, a título de empréstimo, doses da vacina AstraZeneca/Oxford.
Outro objetivo do Conectar é a aquisição de insumos de saúde. Para garantir a oferta de medicamentos e instrumentos de trabalho dos profissionais de saúde, os municípios estão dialogando com a Organização Pan-Americana de Saúde. A entidade já acenou para a possibilidade de ajudar o Consórcio nas negociações com fornecedores internacionais.
Depois de abrir diálogo para cooperar com o Consórcio de Governadores do Nordeste, que já formalizou a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V, o Conectar busca parceria com o Instituto Butantan. A intenção é adquirir doses da vacina CoronaVac.
O Butantan, segundo informou o Consórcio, se prontificou a fazer a ponte entre os municípios e o laboratório chinês Sinovac para a compra de vacinas, que poderiam ser entregues entre os próximos meses de setembro e outubro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo