Sábado, 18 de Setembro de 2021
18 de Setembro de 2021
Publicidade

Consultório itinerante leva atendimento às pessoas em situação de rua

Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 200 pessoas por mês

O Consultório na rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde em 2011. O foco é dar assistência à população em situação de rua, considerada pelo Ministério da Saúde como aqueles que fazem da rua seu espaço de vida privada, utilizando locais públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, assim como abrigos e albergues para pernoite ou moradia provisória.

O trabalho é realizado em várias regiões da cidade por multiprofissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes, educador físico e social, odontólogo e médicos, de forma itinerante e de acordo com as necessidades e cotidiano das pessoas em situação de rua. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As ações dos profissionais vão desde o primeiro diagnóstico ou um curativo no local até o acompanhamento nos casos de doenças crônicas e dependência química, de maneira integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Urgência e Emergência.

“O objetivo é ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde e oferecer cuidado contínuo por meio de um vínculo com o paciente”, explica a gerente de equidade da SMS, Mônica Maranhão.

Compartilhe este post: