Saúde

Consultório itinerante leva atendimento às pessoas em situação de rua

Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde atende cerca de 200 pessoas por mês

O Consultório na rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde em 2011. O foco é dar assistência à população em situação de rua, considerada pelo Ministério da Saúde como aqueles que fazem da rua seu espaço de vida privada, utilizando locais públicos e áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, assim como abrigos e albergues para pernoite ou moradia provisória.

O trabalho é realizado em várias regiões da cidade por multiprofissionais, como enfermeiros, psicólogos, assistentes, educador físico e social, odontólogo e médicos, de forma itinerante e de acordo com as necessidades e cotidiano das pessoas em situação de rua. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

As ações dos profissionais vão desde o primeiro diagnóstico ou um curativo no local até o acompanhamento nos casos de doenças crônicas e dependência química, de maneira integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Urgência e Emergência.

“O objetivo é ampliar o acesso dessas pessoas aos serviços de saúde e oferecer cuidado contínuo por meio de um vínculo com o paciente”, explica a gerente de equidade da SMS, Mônica Maranhão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo