Notícias

Coronavírus: app recebe mais de 1,3 mil denúncias

Ferramenta ajuda a fiscalizar o cumprimento das medidas tomadas pelo poder público para conter o avanço da pandemia

O aplicativo “Prefeitura 24 horas”, que também passou a ser utilizado para o enfrentamento ao coronavírus, recebeu na primeira semana de funcionamento mais de 1,3 mil denúncias, tanto de aglomerações quanto de estabelecimentos comerciais que continuam abertos e descumprem decretos governamentais.

As denúncias são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplan), que enviam equipes aos locais para verificar a situação e tomar as providências.

O aplicativo está disponível nas plataformas android e IOS. Para fazer denúncia de aglomeração de pessoas, basta selecionar a opção “COVID-19 – Aglomerações”. Já para denunciar algum estabelecimento comercial que não seja considerado serviço essencial e que esteja funcionando é preciso selecionar a opção “COVID-19 – Estabelecimento Aberto”. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Funcionamento
Basta acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas em seu smartphone, selecionar a opção que desejar, sendo para denúncia de aglomerações ou estabelecimento aberto, descrever sua solicitação, insira uma imagem se desejar e pontue em qual local foi encontrado a aglomeração ou estabelecimento aberto, clicar em enviar e sua solicitação será direcionada diretamente à Agência da Guarda Civil Metropolitana. Após o envio, o denunciante pode acompanhar o andamento em “Minhas Solicitações”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo