Notícias

Coronavírus: lista de espera por UTI e enfermaria no Estado já está disponível

A lista de espera dos leitos Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidade de terapia intensiva (UTI) e em enfermaria, com detalhamento por município goiano, está disponível para acompanhamento da população de forma transparente e clara nos sites do Ministério Público de Goiás e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás. Esta foi a principal definição de reunião virtual realizada na quarta-feira (24/3) entre representantes do MP-GO, da SES e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.

De acordo com o promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia, “essa é mais uma medida importante para dar transparência às informações relacionadas à pandemia. Agora, a sociedade poderá encontrar a lista de espera para leitos de UTI e enfermaria de forma objetiva e direta, no mesmo local onde já encontra a quantidade de leitos ocupados e as informações sobre vacinação”. Para ele, é importante que a população tenha informações claras sobre o grave momento pelo qual passa a sociedade.

Os dados são atualizados pela SES diariamente ao meio-dia, cabendo à Gerência de Inovação a montagem do gráfico e da apresentação, bem como da consolidação dos dados, assegurando-se sua correção. Os dados da SMS serão enviados à SES todos os dias até as 11 horas.

saiba mais

Coronavírus: MP articula divulgação da lista de espera por vagas de UTI e enfermaria em todo o Estado

A atualização da lista ocorrerá diariamente até às 13 horas, sendo que não haverá o detalhamento da ordem de determinado paciente na fila, o que não é viável em virtude das oscilações e critérios técnicos. De acordo com os representantes da secretaria, cabe à equipe médica definir essa ordem, diante da análise de cada caso concreto.

 (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo