Aparecida

Covid-19 explode em Aparecida: em dois dias, já são quase 400 casos a mais

Da Redação

O número de casos ativos de Covid-19 em Aparecida de Goiânia subiu 21,54% durante esta semana. Segundo dados da prefeitura, na segunda-feira, 15, havia 970 casos ativos no município. Na terça-feira, o número de casos subiu para 1013 ativos e na quarta 1092. Esse número subiu para 1179 casos registrados na quinta-feira, 18. Somente entre quarta e quinta foram 389 novos casos na cidade.

Aparecida de Goiânia adotou um modelo diferente do restante da Região Metropolitana em que, semelhante a 2020, a cidade foi dividida por macrozonas, algumas das quais com funcionamento de comércio permitido durante alguns dias da semana, a depender da gravidade da situação da pandemia.

Segundo dados da RedeMob, a demanda do transporte público em Aparecida registrou 42 mil viagens na quinta-feira. Das 4h às 19h, ficou 107% maior do que a demanda esperada para o período. A análise do consórcio é que os resultados evidenciam que muitas pessoas continuam se locomovendo em Aparecida, independentemente do cenário de pandemia. O cenário é de disseminação acelerada do vírus. 

A ocupação de leitos no mesmo período, de 15 a 18 de março, caiu de 94% registrado na segunda-feira para 89%. A queda se deu diante do incremento de 45 novos leitos registrado na última semana, que já estão sendo ocupados com rapidez. Assim, segundo dados da prefeitura, atualmente, Aparecida de Goiânia tem 141 leitos de UTI e 125 enfermarias exclusivas para tratamento da Covid-19. São 123 UTI’s no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e 18 no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura – o que não impediu mortes de pacientes graves que esperavam por internação dessa natureza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo