Política

Caiado propõe base governista “coesa” para definir candidaturas avulsas ou não ao Senado

Com ou sem candidatura avulsa, o governador defende amplo diálogo entre os pré-candidatos Delegado Waldir (UB), Alexandre Baldy (PP), João Campos (Republicanos), Zacharias Calil (UB), Luiz do Carmo (PSC) e Lissauer Vieira (PSD), cuja definição deverá ocorrer em junho ou julho

Nos eventos partidários em Jaraguá em Quirinópolis, o governador deu pistas do seu pensamento quanto a disputa ao Senado (foto: Secom)

Helton Lenine

Sem se referir ao processo de escolha de candidatura única ou mesmo avulsa ao Senado às eleições deste ano em Goiás, o governador Ronaldo Caiado defendeu ‘união’ da base aliada, durante encontros do União Brasil e partidos coligados, em Jaraguá e Quirinópolis, eventos que mobilizaram o partido este ano.

O governador pediu pela união “para impedir que haja retrocesso em Goiás”. Caiado não citou nenhum nome dos adversários, mas, segundo aliados, ele se refere ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que admite concorrer ao Senado nas eleições de 2 de outubro. Como a definição de candidato ou candidatos ao Senado deverá ocorrer apenas em junho ou julho, antes das convenções partidárias, Ronaldo Caiado quer ouvir dirigentes, parlamentares, prefeitos e vereadores sobre os critérios a serem definidos para o afunilamento.

Entre os governistas, há quem acredite que a pulverização de candidaturas na base aliada poderá favorecer o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), caso o tucano defina por disputa por vaga ao Senado. Há, também, o sentimento de que a escolha de apenas um nome, pela base governista, possa deixar ressentimentos nos partidos preteridos.

De forma genérica, em referência à própria gestão iniciada em 2019, Ronaldo Caiado sustentou, em Quirinópolis: “A palavra principal do nosso partido é a união. Não se governa sem união das pessoas, das forças políticas e da população, com objetivo que seja só atender o povo, os sete milhões e 200 mil goianos”, disse.

Caiado ainda pediu que as ações do governo sejam amplamente divulgadas pelos aliados. “Divulguem a realidade de uma gestão que tem trabalhado 24 horas por dia para que a gente possa mudar o perfil da política de Goiás”.

Delegado Waldir: “Quanto mais candidatos para o Senado, melhor será para o eleitor”

Deputado federal Delegado Waldir, um dos nomes mais fortes da base governista para o Senado: as candidaturas avulsas são benéficas para a sociedade (foto: Instagram)

Presente no encontro de Quirinópolis, o deputado federal Delegado Waldir (União Brasil) é de opinião que o lançamento de candidatura avulsa é “benéfica” à sociedade, pois oferece maiores oportunidades de escolha. “Quanto mais candidatos tiver para o Senado melhor para o eleitor”. Delegado Waldir acredita que o TSE vai permitir o lançamento de candidatura avulsa ao Senado, pelos partidos. “A decisão do TSE deve sair até o final de maio, antes do prazo de encerramento para o registro de federações”.

Também pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy, presidente do Progressistas em Goiás, que também faz parte dos partidos aliados de Ronaldo Caiado: “Nosso partido conta com uma base muito fortalecida e estamos à frente de várias prefeituras no Estado. Juntos, poderemos contribuir um com a campanha um do outro”, destacou Baldy.

O Progressistas têm peso na base caiadista, com 30 prefeituras, entre elas a de Anápolis, com o prefeito Roberto Naves.

Deputados estaduais e vereadores por Goiânia lançaram manifesto em apoio à pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira (PSD) ao Senado. Ele não confirmou ainda se irá concorrer em outubro, pois pretende esperar os desdobramentos políticos na base governista.

O senador Luiz do Carmo também coloca seu nome como opção da base governista para o Senado. Ele trocou o MDB pelo PSC e busca respaldo das lideranças municipais para a candidatura majoritária, ao lado do governador Ronaldo Caiado.

Até as convenções partidárias, o governador vai prosseguir com os encontros regionais do União Brasil e dos partidos coligados, buscando fortalecer as campanhas majoritárias (governador e senador) e proporcionais (deputado federal e estadual), além de prestar contas de sua administração à população goiana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo