Aparecida
Tendência

Aparecida confirma transmissão comunitária da variante ômicron

Município já tem 22 pacientes contaminados

Aparecida de Goiânia confirmou 18 novos casos de covid-19 provocados pela variante ômicron, neste final de semana. Com as confirmações, a cidade já tem 22 registros em moradores da cidade. A cidade também confirmou a  transmissão comunitária da linhagem no município.

A transmissão comunitária ocorre quando há casos de transmissão do vírus na população entre pessoas que não estiveram nos países com registro da doença nem tiveram contato com quem esteve. Em Aparecida há um caso assim e outros 4 sob investigação.

Os 22 pacientes identificados  são pessoas de 17 a 82 anos de idade. Destes, 11 já tiveram alta e 11 estão em isolamento domiciliar. Os dois primeiros casos identificados em Aparecida foram duas mulheres  que tiveram contato com um casal de missionários vindos de Luanda  – capital de Angola, País do Continente Africano  –  e que foram a um encontro religioso em Goiânia.

Dos 22  contaminados, 17 têm vínculo com os primeiros contaminados,  1 não tem e 4 estão sob investigação. Apenas um paciente dentre os 22 precisou ser internado. Trata-se de um homem de 50 anos, diabético, que ficou 5 dias internado em uma enfermaria, mas já teve alta médica.

Ômicron

Segundo o Ministério da Saúde (MS), evidências científicas apontam que a variante Ômicron possui um índice de transmissibilidade maior que as outras, mas não há estudos comprovados sobre a sua severidade e nem sobre a resposta vacinal contra a nova variante.

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Aparecida reforça que as medidas preventivas contra a covid-19 precisam ser mantidas pela população, tais como o uso correto de máscara, tapando o nariz e boca, a ventilação dos ambientes, a higienização das mãos e o distanciamento social sempre que possível. “E sobretudo é preciso se vacinar! A vacinação é fundamental e continua salvando vidas”, enfatiza o secretário Alessandro Magalhães.

Onde e como testar

Em Aparecida, o RT-PCR é realizado no Centro de Especialidades e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida (O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida, o aparecida.go.gov.br, ou pelo telefone 0800-646-1590) ou encaminhamento médico. Nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo