Goiás Online

Cresce frente de apoio à reeleição de Caiado

Helton Lenine 

O governador Ronaldo Caiado (DEM/foto) recebeu, nas últimas semanas, manifestações de apoio à reeleição por parte de partidos, prefeitos, parlamentares e segmentos organizados da sociedade, com destaque maior para os 27 gestores municipais do MDB. No interior, já estão 160 prefeitos. 12 partidos estão formalmente fechados com Caiado e pode chegar a 15 logo. O respaldo é expressivo nas bancadas federal e estadual.

lefe
Após anunciar que tinha apoio de 80% dos prefeitos do MDB, o prefeito Gustavo Mendanha não viu nenhum deles dizer que está ao seu lado na defesa de candidatura própria à sucessão estadual.

Na folha
Os presidentes municipais do MDB de Goiânia e de Aparecida, Carlos Júnior, e Tarcício dos Santos, respectivamente, estão ao lado de Mendanha na disputa interna do partido. Afinal, não poderia ser diferente: são assessores especiais do prefeito.

Sem apoio
Gustavo Mendanha deixou Anápolis sem receber apoio de Márcio Corrêa, presidente municipal do MDB< a proposta de candidatura própria. Empresário é danielista.

Outro partido
Se depender do empresário e ex-deputado Sandro Mabel (MDB), Gustavo Mendanha vai concorrer à sucessão estadual, ano que vem, fora do MDB.

Não sai
Tudo indica que Dr. Zacharias Calil vai desistir de disputar vaga ao Senado em 2022. O DEM fará aliança e ele não está disposto a uma aventura por outra legenda.

Bom nome
Calil diz que Daniel Vilela é um bom nome para figurar na chapa de Ronaldo Caiado (DEM) como candidato a vice-governador.

Com Caiado
O senador Vanderlan Cardoso reafirma seu compromisso de apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM), mas deixa claro que não fala em nome do PSD.

Base aliada

A base aliada do governo Caiado poderá ser ampliada com a adesão de Henrique Arantes (MDB), Lucas Calil (PSD) e Talles Barreto (PSDB), alcançando 29 dos 31 parlamentares da Assembleia Legislativa.

Base aliada II
Já integram o bloco governista Tião Caroço (ex-PSDB, agora DEM), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Paulo Trabalho (PSL) e Francisco Oliveira (PSDB).

Foco
Os 27 prefeitos do MDB vão ao governador Ronaldo Caiado reivindicar a candidatura a vice, na chapa do Democratas, para Daniel Vilela, presidente estadual do partido.

“Bem vindos”
Do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania):Muitos do que trabalharam contra em 2018, hoje querem vir, querem aderir. Vocês são muito bem vindos. Nós estamos fazendo uma política para ficar de legado à sociedade”.

Recado
Lincoln Tejota se refere ao MDB de Daniel Vilela e de Iris Rezende, que faz movimento na direção do governo Ronaldo Caiado, de olho na eleição majoritária de 2022.

Fora da política, Mabel vira mentor de Mendanha
Sem mandato desde 2014, Sandro Mabel (MDB/foto), presidente da Federação das Indústrias de Goiás, atua como articulador político do projeto de Gustavo Mendanha de disputar as eleições de 2022. O empresário, ao lado do deputado estadual Paulo Cezar Martins, são os aliados do prefeito de Aparecida de Goiânia nas conversas com partidos.

RESUMO

O problema de saúde do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi bastante explorado por seus apoiadores nas redes sociais. O intuito é apresentar uma imagem mais humana do presidente, sem torná-lo frágil.

Após a divulgação de pesquisas negativas que impactaram o Palácio do Planalto, o período de internação do presidente serve como um momento de desaceleração emocional junto ao eleitorado.

Após trocar o PTB pelo MDB, Jovair Arantes se prepara para disputar novo mandato à Câmara Federal nas eleições do ano que vem. Ele já exerceu cinco mandatos consecutivos.

Alexandre Baldy (foto) deve deixar no próximo mês de agosto a secretaria de Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo. Ele vai se mudar para Brasília e intensificar o trabalho à frente do Progressistas de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo