Notícias

Prefeitura de Goiânia realiza 5ª Caravana do Bem, no Jardim Guanabara, no próximo sábado (27) e domingo (28)

“Nossa Caravana do Bem é uma parceria com o governo estadual que leva serviços diversos à população, com rapidez e eficiência, para sanar demandas mais urgentes”, destacou Rogério Cruz.

Foto: Secom

A 5ª edição da Caravana do Bem, Prefeitura que Cuida, da Prefeitura de Goiânia, leva serviços e obras à Região Norte da capital, no próximo sábado (27/08) e domingo (28/08). Estrutura montada no fundo do Ginásio de Esportes Guanabara, na Rua Santa Catarina, com Rua Porto Nacional e Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, funcionará no sábado (27/08), das 08h às 16h, e no domingo (28/08), das 08h às 12h.

Na última edição, foram registrados mais de 30 mil atendimentos nas áreas de saúde, realizadas emissões de documentos, orientações sobre programas estaduais e municipais, ações nas áreas de educação, moradia, meio ambiente, assistência social, administração e política para mulheres a moradores do Parque Atheneu e região.

“Como em todas as caravanas que fizemos, o sentimento é de que estamos cada vez mais próximos dos goianienses, solucionando questões que eles mais precisam no dia a dia”, afirma o prefeito Rogério Cruz, ao destacar a importância de levar serviços à população, por todas as regiões da capital. “Nossa Caravana do Bem é uma parceria com o governo estadual que leva serviços diversos à população, com rapidez e eficiência, para sanar demandas mais urgentes”, completa.

Os trabalhos na região começam nos dias que antecedem o evento, com a execução de serviços de manutenção e melhorias em vias e espaços públicos, revitalizações de espaços públicos e reformas de unidades escolares. A caravana mobiliza órgãos como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e de Mobilidade (SMM), e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Serviços

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) monta estandes do Atende Fácil, e presta serviços de cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de DUAMs; protocolos de Processos das secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

A Secretaria Municipal de Educação oferecerá os seguintes serviços: oficina de Laboratório Maker – Robótica e Sistema de Reconhecimento Facial; oficina de pintura facial; distribuição de mudas pela equipe do Projeto Horta Escolar; atendimento do Telematrícula (informações e orientações relacionadas ao cadastro e matrículas na RME); e atendimento relacionado ao Programa Auxílio Brasil (orientações, validação de cadastros e outros serviços).

Durante a caravana, serão inauguradas as reformas de quatro escolas e dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), localizados nos bairros Jardim Guanabara, Guanabara II, Guanabara III e Chácaras Bom Retiro.

Equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) farão o acolhimento de denúncias em casos de violação de Direitos Humanos; distribuição de material sobre enfrentamento às várias formas de discriminação; divulgação de cursos voltados à população assistida pela pasta (pessoas pretas, LBGTQIA+, jovens e pessoas com deficiência); orientação quanto à retificação de prenome e gênero; informações sobre acessibilidade; e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) distribuirá mudas medicinais, tais como mudas de algodão, ora-pro- nóbis, carqueja, boldo, sete dor, vick e erva cidreira de folha, além de orientar quanto ao plantio das espécies. Também será oferecida consulta veterinária e orientação aos tutores sobre bem-estar animal. Ação contará, ainda, com feira de adoção de animais.

A população já pode solicitar pelo Disque-Árvore (WhatsApp 62 9 9639-7495) o plantio de mudas do Cerrado, que serão plantadas na calçada do morador até os dias da Caravana do Bem na região. A Amma indicará a muda qualificada para o tipo de calçada, levando em conta dimensão, fiação e outros fatores para que o morador não tenha problemas no futuro com a espécie plantada. Quem visitar o estande da agência também poderá fazer a solicitação de plantio.

A Guarda Civil Metropolitana levará o projeto Anjos da Guarda, com pintura facial e apresentações lúdicas. A Defesa Civil apresentará áreas de risco e meios de prevenção, enquanto a Ronda Municipal (Romu) demonstrará o aparato utilizado pelo comando. O público assistirá à apresentação da Banda de Música, conhecerá os cães do Grupo GOC-K-9, além dos serviços de policiamento e guarda de bens executados pelo Comando Operacional. A Patrulha Mulher Mais Segura entregará material impresso referente à violência doméstica.

A pasta da Cultura distribuirá livros e cds, e promoverá apresentações artísticas, enquanto a Agência Municipal do Turismo, Lazer e Eventos (Agetul) fará exposição de animais taxidermizados e disponibilizará pula-pula para as crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará vacinas contra a Covid-19, Influenza e antirrábica, testagem ampliada, consulta com clínico geral e pneumologista. Ofertará, também, atendimento em oftalmologia, ultrassonografia (abdômen completo, obstétrico e das articulações), ecodopplercardiograma, doppler de membros inferiores, doppler de carótidas, espirometria, eletrocardiograma, prevenção de saúde bucal, testes rápidos de IST, aferição de pressão arterial e de glicemia, e auriculoterapia. Serão disponibilizadas, em parceria com o Governo de Goiás, carretas para exames de tomografia, citopatologia, oftalmologia e mamografia.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) entregará 150 cartões do Renda Família +Mulher referentes à quarta e última etapa do programa, a beneficiárias que ainda não buscaram seus cartões. A pasta também inscreverá interessadas no curso profissionalizante de formação em aperfeiçoamento de corte de cabelo e escova, com 15 vagas.

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social.

A Secretaria Municipal de Mobilidade, além de ações para Educação no Trânsito, emitirá cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência. O Procon Goiânia dará orientações quanto às relações de consumo, além de registrar denúncias e reclamações.

No estande da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, a população terá acesso aos serviços de cadastro habitacional. Haverá sorteio de famílias do programa Moradia Goianiense, e a assinatura e entrega dos termos de doação a cinco famílias sorteadas na última edição da Caravana do Bem para lotes no Jardins do Cerrado.

O Sine Móvel atualizará cadastros do trabalhador, auxiliará com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, e ofertará vagas de emprego. A Secretaria Municipal dos Esportes levará jogos eletrônicos, xadrez, pebolim, lutas, futmesa e tênis de mesa, e atividades de Paradesporto.

Durante o evento, haverá informes divulgados pela Rádio “Caravana do Bem”, apresentada pelo radialista Jota Sobrinho, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social fará cadastramentos no CadÚnico, Carteirinha do Idoso, além de prestar orientação sobre benefícios e programas de assistência social.

Ações em andamento

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensifica os serviços de manutenção e limpeza, com remoção de entulhos, roçagem, pintura de meio-fio e demais ações de urbanização.

Entre os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão a limpeza das bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais; reparos no asfalto e patrolamento de vias não asfaltadas; recuperação de meios-fios e bocas de lobo; troca de lâmpadas; e manutenção de campos de futebol.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realiza serviços de sinalização viária, enquanto a Amma revitaliza o Parque dos Sonhos.

A Prefeitura de Goiânia mantém parceria com o Vapt-Vupt, Polícia Civil, Detran, Saneago, Ipasgo e demais órgãos estaduais para emissão de carteiras de identidade, documentos, certidões, boletos e solicitação de serviços.

Veja os bairros atendidos pela 5ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida:

1 – Santa Genoveva
2 – Chácara Nossa Senhora da Piedade
3 – Chácara Retiro
4 – Conjunto Parque dos Eucaliptos
5 – Jardim Guanabara
6 – Jardim Guanabara II
7 – Jardim Guanabara III
8 – Jardim Guanabara IV
9 – Loteamento Estâncias Vista Alegre
10 – Residencial Bela Goiânia
11 – Residencial Elizene santana
12– Residencial Felicidade
13 – Residencial Flores do Parque
14 – Residencial Frei Galvão
15 – Residencial Guanabara
16 – Residencial João Paulo II
17 – Residencial Portal da Mata
18 – Residencial vale da Serra
19 – Residencial vale dos Sonhos I
20 – Residencial vale dos Sonhos II
21 – Residencial Asa Branca
22 – Jaó
23 – Vila dos Oficiais
24 – Vila Militar
25 – Vila Santa Cruz

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo