Aparecida

Críticas de Daniel Vilela abalam Mendanha: “Aparecida tem uma gestão de lives e likes”

Presidente estadual do MDB aponta obsessão do prefeito pelas redes sociais e cita o índice Firjan: houve queda dos investimentos da prefeitura depois que Maguito entregou o cargo para o seu sucessor

O presidente estadual do MDB Daniel Vilela mudou a postura e abandonou o tom diplomático com que vinha se referindo ao seu ex-aliado Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida. Em entrevistas simultâneas ao Diário de Aparecida e à coluna Giro, em O Popular, Daniel endureceu o tom ao afirmar que “Mendanha se perdeu” entre lives e like e não conseguiu manter o nível da administração que recebeu de seu pai, Maguito Vilela”, que comandou a cidade por dois mandatos.

A referência a “lives e likes” diz respeito à intensidade com que o prefeito posta nas redes sociais, nas quais não perde uma oportunidade, por menor que seja, para aparecer. Ele chegou a publicar fotos e vídeos do período em que foi internado para se tratar de um ataque da Covid19. Também estampou no Instagram e no Facebook fotos do pai, o ex-deputado Léo Mendanha, depauperado em um leito hospitalar. Dias depois, Léo Mendanha morreu.

No enterro, Mendanha foi acompanhado por uma equipe de cinegrafistas, que produziram cenas em que ele chora copiosamente e foram para o Instagram e o Facebook. Recentemente, no velório de Iris Rezende, no Palácio das Esmeraldas, ele também se fez acompanhar de assessores que documentavam em vídeo a sua presença, com cara de consternação.

As críticas de Daniel Vilela mexeram com os bastidores da prefeitura, onde assessores de Mendanha garantiam que o filho e herdeiro político de Maguito Vilela não partiria para o ataque contra o prefeito. O presidente estadual emedebista foi agressivo na avaliação que fez da atual gestão em Aparecida: “O índice Firjan (de Gestão Fiscal) só mostra que administração pública não tem segredo. Gestão pública demanda trabalho e foco, mas a gestão do Gustavo é mais preocupada com likes e lives. Isso não se sustenta. Quando se vai para um caminho artificial como em Aparecida, essas coisas vão se tornando mais claras com o passar do tempo”, disparou Daniel Vilela.

A alusão ao “índice Firjan” remete à divulgação de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, semana passada, mostrando que Aparecida não vai bem quanto a sua gestão fiscal.  O município caiu no ranking nacional elaborado pela Firjan, chamado de índice Firjan de Gestão Fiscal, da 26ª para 249ª posição em comparação com 2019. Também ficou demonstrado recuo significativo nos investimentos da prefeitura, de 0.8367 para 0.5367 (o índice vai de zero a 10. depois que Maguito Vilela encerrou o seu 2º mandato e Mendanha assumiu.

Divulgada por toda a imprensa, devido a sua credibilidade, o levantamento caiu como uma bomba nos círculos próximos ao prefeito e levou Daniel Vilela a concluir que “Mendanha não manteve o nível de Maguito”. O emedebista ainda disse que “eu vi a justificativa dele, citando que os recursos foram destinados para enfrentar a pandemia. Todas as cidades investiram na pandemia, mas foi só Aparecida que despencou 223 posições. Tem alguma razão nisso. As grandes obras e os grandes investimentos foram planejados e executados pela gestão do meu pai. Você não encontra uma obra estruturante desta gestão. Houve por parte do Gustavo, nos últimos meses e anos, uma dispersão da essência da gestão pública, que é trabalho e foco”, completou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo