Aparecida

Críticas nas redes sociais estremecem a popularidade de Gustavo Mendanha

Da Redação

Normalmente bem avaliado pelos comentários de seguidores nas suas redes sociais, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha assiste nas últimas semanas a uma inversão de tendência e agora é alvo de críticas em razão das suas decisões quanto à estratégia de combate à disseminação da Covid-19 no município.

Mendanha decidiu desobedecer ao decreto estadual do governador Ronaldo Caiado que estabeleceu em Goiás o sistema 14×14 de paralisação do comércio, indústrias e serviços para reduzir a propagação da nova doença. Por 14 dias, as portas das atividades econômicas não essenciais são fechadas, seguindo-se 14 dias de reabertura até o arrefecimento da pandemia. 

O modelo é considerado como o mais adequado pelos especialistas, exatamente em razão do ciclo da Covid-19, que é de 14 dias entre o aparecimento dos primeiros sintomas e o período de contágio. Já o isolamento intermitente por regiões mantém 50% da cidade funcionando diariamente, ao suspender o comércio, indústria e serviços por apenas 2 dias por semana em cada macrozona da cidade.

Mendanha adotou o isolamento intermitente sob pressão do empresariado aparecidense, em especial, comenta-se nos bastidores, diante da influência exercida sobre ele pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG Sandro Mabel, espécie de líder do negacionismo em Goiás e radicalmente contrário a toda e qualquer medida restritiva para a economia.

O resultado: filas gigantescas nas portas de shoppings como o Buri, nos dias em que é permitida a sua abertura, feiras livres superlotadas nos bairros e ruas e avenidas das principais regiões comerciais tomadas por multidões, criando um ambiente propício para que o coronavírus se alastre em Aparecida, cujo sistema de Saúde já chegou ao limite.

O prefeito de Aparecida tem milhares de seguidores no Instagram, Facebook e Twitter. Apesar de gravar vídeos e realizar lives periódicas, uma das quais, há poucos dias, com o extremista bolsonarista e negacionista Gustavo Gayer, ele não interage com os internautas, deixando sem resposta os questionamentos que apresentam. Outros políticos, como o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz, costumam se comunicar diretamente com o público da internet.

E, quanto ao isolamento intermitente, as manifestações negativas se intensificaram nos três perfis de Mendanha. Na média, estranha-se a diferença de atitude em relação a vizinha Goiânia, a capital com a qual Aparecida é conurbada e que aderiu ao padrão 14×14. Os dois prefeitos, Mendanha e Rogério Cruz, em um encontro no mês passado, prometeram que trabalhariam em conjunto, desenvolvendo parcerias benéficas para ambas as populações, que compõem na prática um centro urbano único.

As reações dos seguidores do prefeito também se direcionam para falhas no sistema municipal de Saúde, como a carência de vagas para tratamento de pacientes da Covid-19, a carência de médicos e a pouca disponibilidade de remédios nos postos de atendimento. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo