Notícias

Daniel Vilela e Gustavo Mendanha se encontram publicamente mas não se aproximam

Prefeito e presidente estadual do MDB vão a evento de lançamento de aeroporto executivo viabilizado na época de Maguito, mas não se aproximam

Da Redação

O presidente estadual do MDB Daniel Vilela e o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha encontraram-se nesta terça, 19, pela primeira vez desde o rompimento público entre os dois – a partir da decisão das bases emedebistas de levar o partido para uma aliança com o DEM (em fase de transformação em União Brasil, após fusão com o PSL) e apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado, o que levou Mendanha a se desfiliar da legenda.

Daniel e Mendanha estiveram, pela manhã, no lançamento da pedra fundamental do Antares Polo Aeronáutico, um aeroporto executivo cercado por um loteamento destinado a empresas de logística, em Aparecida. O projeto começou a ser concebido na época em que Maguito Vilela ocupava a prefeitura aparecidense e foi apresentado pela primeira vez em 2016, último ano do 2º mandato de Maguito como prefeito. O investimento seria de R$ 100 milhões.

Os dois – prefeito e emedebista – cumprimentaram-se formalmente e mantiveram-se distantes durante o evento. Apenas Mendanha discursou, mostrando algum constrangimento. Comparativamente, Daniel foi mais assediado pelos presentes do que o prefeito e lembrava sempre o trabalho do pai em Aparecida, ressaltando que foi ele quem apoiou e viabilizou o Polo Aeronáutico, bem como a maioria dos polos industriais que operam no município.

O relançamento do empreendimento atende aos interesses da agenda de pré-campanha de Mendanha, que tem sugerido a possibilidade de se candidatar a governador, no ano que vem, embora sem ter admitido oficialmente, até hoje, essa intenção. O prefeito sofre críticas pela queda da atração de investimentos desde assumiu, em 2017, agravada com a pandemia da Covid-19.

Também não conseguiu implantar nenhum novo polo empresarial, apesar dos três ou quatro cogitados desde que iniciou a sua gestão. O Antares Polo Aeronáutico é uma espécie de sonho dourado para qualquer município brasileiro. O projeto inclui a construção de um aeroporto executivo e a implantação de empresas à sua volta, a critério dos interessados em adquirir os lotes, proporcionando em tese uma grande oportunidade de negócios para investidores, em uma área de 234 mil metros quadrados ao lado do All Park e próximo à BR-153, em Aparecida.

Desde 2016, o empreendimento tem sido “lançado” periodicamente. Nesta terça, 19, isso aconteceu pela 5ª vez. Os responsáveis pela iniciativa dizem que, anteriormente, só houve “apresentações” e que, dessa vez, a obra será iniciada para valer, o que, segundo eles mesmos, estava marcado para abril passado, quando o fim da temporada de chuvas permitiria a movimentação das máquinas que trabalhariam na infraestrutura do Polo.

Faltando 16 dias para encerrar o seu 2º mandato como prefeito de Aparecida, em 2016, Maguito Vilela participou de uma solenidade na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia – ACIAG, quando anunciou que as obras começariam no final de 2017, com previsão para conclusão e início de operações em 2020. Não deu em nada.

Em 23 de junho de 2018, o Antares Polo Aeronáutico foi reapresentado, em um evento liderado pelo prefeito Gustavo Mendanha – que chegou a sobrevoar a área, ao lado do já ex- prefeito Maguito e do então prefeito de Goiânia Iris Rezende, a bordo de um helicóptero. A data de deflagração das obras, na ocasião, foi marcada para março de 2021. Não aconteceu.

Em agosto de 2020, já sob efeito das medidas de prevenção sanitária diante da Covid-19, foi promovido um evento online para mais uma vez apresentar a obra, com a participação do prefeito Gustavo Mendanha. Ele defendeu o projeto, argumentando: “Será muito importante não só para a cidade, mas também para toda Região Metropolitana e Estado de Goiás.

Vai facilitar a vida das pessoas que querem transitar entre os municípios, principalmente para utilização da aviação executiva, o que vai trazer uma série de oportunidades”. E marcou para março de 2021 o começo da obra. Mais uma vez, a data foi transferida para 21 de abril, com um novo evento de abertura da implantação do Polo, que acabou cancelado. Agora, finalmente, garantes os seus proprietários, o aeroporto e o loteamento serão iniciados.

“Vocês conseguem dimensionar o orgulho de um filho ao ver um projeto no qual seu pai se dedicou com tanto entusiasmo a sair do papel e tornar-se realidade? Falo do Antares Polo Aeronáutico, em Aparecida, um grande empreendimento privado que tem como foco a aviação executiva e que muito contribuirá para acelerar o desenvolvimento da Região Metropolitana, gerando milhares de empregos e dando ainda mais impulso à economia de diferentes partes do nosso Estado”, postou o presidente estadual do MDB Daniel Vilela em suas redes sociais, comentando o início das obras do Antares Polo Aeronáutico, projeto iniciado em Aparecida no final do 2º mandato do prefeito Maguito Vilela.

Daniel não citou o nome do prefeito Gustavo Mendanha e não poupou elogios e reconhecimento ao pai: “O evento realizado nesta terça-feira, 19, para marcar o início das obras contou com muita emoção. Foram tantas homenagens em reconhecimento ao que meu pai, como prefeito daquela cidade em dois mandatos, fez em prol deste aeroporto… Me lembro bem de como ele respaldava os empreendedores, do quanto se esforçava para garantir credibilidade e confiança ao projeto, do empenho na dissolução dos trâmites burocráticos, das idas a Brasília para reuniões com as autoridades competentes, entre outras tantas ações”, acrescentou o emedebista.

Mendanha também comentou o assunto nos seus perfis, mas de forma burocrática, citando, contudo, a participação de Maguito na viabilização do Antares Polo Aeronáutico. “Lançamos a pedra fundamental do Polo Aeronáutico Antares. Um sonho que começou enquanto eu ainda estava vereador, na gestão do nosso eterno prefeito Maguito Vilela, que foi o grande homenageado do evento”, reconheceu o prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo