Notícias

Goiás registra recorde histórico na abertura de empresas

Em agosto foram abertos 3.164 novos empreendimentos, maior número de toda a série histórica do Estado.

Foto: Secom

O estado de Goiás registrou em agosto o maior número de empresas abertas em um único mês em toda sua série histórica. Foram 3.164 novos CNPJ’s, segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg). O Estado também continua liderando o ranking de abertura de empresas entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no mês de agosto, segundo dados divulgados pelo Governo Federal por meio do Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim). O estado que ficou em segundo lugar foi o Ceará, com 2.141 empresas e, em terceiro, Mato Grosso, com 2.039 novos empreendimentos.

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, esse número pode ser explicado pela desburocratização e a digitalização do processo de abertura de novos negócios, implantadas pela Junta Comercial e o ambiente econômico favorável no estado. “Com essa política facilitada, onde o empresário abre sua empresa em ambiente 100% digital e com tempo médio de 16 horas para aprovação do novo CNPJ, rompemos a barreira dos 3 mil”, diz.

Ranking

Das 3.164 empresas abertas em Goiás em agosto, 1.033 tinham capital superior a R$ 500 mil. E os três ramos que mais atraíram novos negócios foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (326), promoção de vendas (216), comércio varejista de bebidas (214), atividades de consultoria em gestão empresarial (200) e construção de edifícios (193).

Goiânia (1.189), Anápolis (223), Aparecida de Goiânia (183), Rio Verde (112), Luziânia (62) e Formosa (61) puxaram o ranking das cidades que mais abriram novos negócios em agosto. Atualmente, Goiás conta com 1,06 milhão de empresas abertas, tendo rompido essa marca de seis dígitos também no mês passado.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo