Notícias

Caiado anuncia início imediato da vacinação de forças policiais e de salvamento contra Covid-19

Edna Barbosa 

Na noite de quarta-feira, 24, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se pronunciou determinando que policiais e bombeiros entrassem na rota de vacinação, já que, esses servidores públicos também estão trabalhando na linha de frente, desde o início da pandemia.  A determinação para iniciar a vacinação dos profissionais de Segurança Pública contra a Covid-19, partiu de suas redes sociais.

Em sua página do Instagram o governador disse: “Perdemos grandes homens e mulheres da área. Chega! Não podemos aceitar. Vamos vaciná-los”! Depois do pronunciamento, o governador falou do assunto em uma entrevista coletiva. “Esse é o momento de nós salvarmos toda a população do Estado de Goiás e do mundo, ampliando ainda mais o número de vacinação”, afirmou o governador, que na oportunidade falou do Comitê de combate a Covid-19, criado no último dia 24, quando participou de uma reunião no Palácio da Alvorada, em Brasília, com o presidente da república, Jair Bolsonaro, e representantes dos demais poderes. 

“Deus me deu a oportunidade para ser governador no momento mais difícil da história do meu Estado e nós cumpriremos com aquilo que deve ser o melhor caminho baseado na ciência, nos resultados, para que as vidas sejam protegidas”. A afirmação é do governador Ronaldo Caiado, ao anunciar, nesta quinta-feira, 25, que as forças policiais e de salvamento terão direito, a partir de agora, a 5% do estoque total de vacinas contra Covid-19 encaminhado pelo Ministério da Saúde a Goiás. 

Caiado, ressaltou que, nas forças de segurança do Estado, ninguém recuou no combate ao coronavírus. “Todos esses policiais de todos os segmentos, estão salvando vidas, orientando pessoas, combatendo a criminalidade e fechando festas clandestinas. Ou seja, todos estão na linha de frente e muitos já vieram a óbito. E com os dados elaborados da Segurança Pública, conseguimos por unanimidade no comitê, que as forças de segurança pública, neste momento merecem ser vacinadas.”, enfatizou Ronaldo Caiado. 

Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Rodney Miranda, também participou da coletiva de imprensa e disse que uma reunião será realizada com os profissionais da saúde para definir a rota de vacinação. “O decreto já adiantou que a vacinação para esses servidores vai ser por faixa etária e com profissionais que estão na ativa, principalmente na linha de frente. Esse é o principal critério”, salientou o secretário. 

A imunização começa pelos servidores da ativa e com maior faixa etária. “Deus me deu oportunidade de ser governador no momento mais difícil da história do Estado”, destacou Caiado ao defender “caminho baseado na ciência para que vidas sejam protegidas”. O secretário de Segurança Pública disse ainda que representantes de outras unidades federativas já estudam a implantação do modelo goiano. Já Ismael Alexandrino, titular da saúde, informou que a inclusão do grupo no calendário vacinal respeita trâmites preconizados pelo SUS.

A previsão para encerrar o primeiro ciclo de vacinação é de três a quatro semanas, por ordem de idade; a princípio ainda será definido se maiores de 50 ou 55 anos. Reduzindo a faixa etária para 40 a 47, na medida em que forem chegando as remessas de vacinas contra a Covid-19. “O importante é que vamos fazer de tudo, para facilitar ao máximo a vida dos nossos profissionais de segurança”, finalizou Rodney Miranda.

Foto: Hegon Corrêa e Wesley Costa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo