Política

Defecção de vereadores e atritos com Vilmarzim fraturam base de Mendanha

Antiga unanimidade política de Aparecida vai para o ralo: comemorações do Centenário expõem divergências e irritam o ex-prefeito


Da Redação

A aparentemente sólida base política de Gustavo Mendanha em Aparecida está dando sinais de fratura. Dois vereadores já abandonaram a candidatura do ex-prefeito para apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado. Um terceiro está a caminho.

Para complicar, as comemorações do Centenário – na última quarta, 11 –  tiveram o condão de expor desavenças entre Mendanha e o prefeito Vilmar Mariano. Tudo em razão da presença do presidente estadual do MDB Daniel Vilela no palanque oficial montado para que autoridades assistissem ao desfile comemorativo, o que desagradou Mendanha.

Daniel Vilela compareceu a convite de Vilmar Mariano, com quem posou para fotos literalmente abraçados. Mendanha reagiu cobrando explicações do seu sucessor, que justificou o convite a Daniel como uma homenagem ao seu pai, Maguito Vilela. O ex-prefeito retirou-se do palanque e foi embora.

Para ajudar a complicar, Daniel Vilela distribuiu um vídeo de quase 5 minutos, apresentando com imagens, uma tese simples: o que existe de importante, em Aparecida, “foi Maguito que fez”. Mendanha foi informado do vídeo ainda no palanque, o que contribuiu para a sua irritação e decisão de abandonar o evento.

A presença de Daniel Vilela no desfile do Centenário causou furor. Ele foi festivamente cumprimentado pelo prefeito Vilmar Mariano, pelo presidente da Câmara André Fortaleza, pelo deputado federal Professor Alcides e por vereadores e autoridades menores que estavam presentes. Pessoas do povo também se entusiasmaram com o filho de Maguito Vilela e fizeram fila para tirar selfies.

Professor Alcides, aliás, é outro foco de crise para Mendanha. Insatisfeito com o encaminhamento de 12 vereadores para apoiar a campanha da deputada federal Magda Mofatto, ele reagiu anunciando que seu compromisso com o ex-prefeito se limita a Aparecida e que, em termos estaduais, acompanhará as suas bases, podendo apoiar tanto o Major Vitor Hugo quanto a reeleição de Caiado.

Os vereadores Elio Bom Sucesso e Gilsão Meu Povo, ambos do MDB, também abandonaram Mendanha. Eles aprofundaram conversações com Daniel Vilela e resolveram anunciar apoio ao atual governador. Um terceiro vereador, Lélis Pereira, do PP, está prestes a adotar a mesma posição.

O mais grave em tudo isso, contudo, é o estremecimento entre o prefeito Vilmar Mariano e Mendanha. A prefeitura, na prática, continua sob o comando de Mendanha, a ponto de secretários recusarem ordens de Vilmarzim alegando que não haveria a concordância do ex-prefeito em casos determinados, como, por exemplo, na distribuição da mídia oficial do Centenário.

Vilmarzim tem explicado a amigos e correligionários que, de fato, ainda não é o prefeito de Aparecida, apesar de ocupar o cargo, em alusão à sombra projetada pelo seu antecessor – que o repreendeu, por exemplo, pela presença de Daniel Vilela no palanque das autoridades que assistiram ao desfile festivo pelos 100 anos do município.

O episódio faz lembrar uma visita de Daniel Vilela à Câmara de Vereadores, quando foi recebido pelo presidente André Fortaleza. Em Brasília, no mesmo momento, Mendanha foi avisado e ligou para admoestar Fortaleza – cuja resposta foi a de que, sendo presidente do Legislativo municipal, não poderia fechar suas portas a absolutamente ninguém.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo