Notícias

Dia “D” da campanha de vacinação contra gripe será neste sábado, 23

Para atender todos os grupos prioritários, estarão disponíveis 53 postos de vacinação e mais quatro pontos de drive-thru para imunização de adultos. Crianças serão vacinadas somente nas unidades de saúde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (23) o “Dia D” de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a gripe.

Serão atendidas pessoas de todos os grupos prioritários que ainda não se vacinaram nas etapas já realizadas, como: idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade,funcionários do sistema prisional,povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de coletivo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, pessoas com deficiências, professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.

A meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis: crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos e idosos, o que representa aproximadamente 381.659 pessoas. Para os demais grupos não há meta estabelecida para ser alcançada por não possuir a população estimada por município.

No Dia D, estarão disponíveis 53 pontos de vacinação nas unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Goiânia e mais quatro pontos de drive-thru nos shoppings Plaza D’oro, Flamboyant e Passeio das Águas e no Detran.  A vacinação nos drives-thru será apenas para adultos, as crianças serão atendidas exclusivamente nas unidades de saúde,  devido à dificuldade de mobilização e vacinação dentro dos carros e à necessidade de atualização da caderneta de rotina.

É importante ressaltar que a vacina não está liberada para a população geral, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Neste mesmo dia haverá a vacinação indiscriminada contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

A Prefeitura de Goiânia e o shopping Passeio das Águas fizeram uma parceria para arrecadação de alimentos que serão doados às famílias carentes cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Gustavo Martins

Estagiário supervisionado pelo editor Jorge Borges

Arquivos relacionados