Cultura

Dia Internacional de Nelson Mandela, entenda a data

O memorial, estipulado pela ONU, é celebrado no dia 18.

Foto:Reprodução

“Negar ao povo os seus
direitos humanos é por
em causa a sua
humanidade. Impor-lhes
uma vida miserável de
fome e privação é
desumanizá-lo.”

Nelson Mandela foi um dos mais influentes líderes mundiais da era moderna. Nascido no dia 18 de julho de 1918, há 104 anos atrás na África do Sul, Mandela foi presidente do país, ganhou o Nobel da Paz e lutou contra o terrível Apartheid. Mandela foi o primeiro presidente sul-americano eleito por voto direto.

O apartheid foi um regime de segregação racial extrema que vigorou na África do Sul entre os anos de 1949 e 1953, instituído por descendentes de colonizadores existentes no país. O regime separava brancos e negros em todos os âmbitos possíveis: escolas, hospitais, locais de convivência pública e até mesmo no salário.

Mandela iniciou sua carreira na política no ano de 1944, já tendo formação em advocacia em anos anteriores. O futuro presidente teve co-participação em várias frentes opositoras ao regime vigente na África do Sul, tendo sido preso por mais de uma vez.

Mandela viajou pela Europa para obter apoio em sua oposição, porém foi preso e, anos depois, absolvido. Mandela somente teve sua liberdade vitalícia no ano de 1990, quando compareceu a ONU e foi eleito chefe da oposição à segregação.

Em 1993, Nelson Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para acabar com o apartheid. Em 1994, foi finalmente eleito presidente da África do Sul. Mandela também é conhecido como ativista dos direitos humanos.

O dia Internacional de Nelson Mandela, que faleceu em 2013, ocorre todo dia 18 de julho, no mesmo dia de seu nascimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo