Aparecida
Tendência

Empresários de Aparecida temem que Ômicron gere prejuízos

Segundo a OCDE, a nova variante do coronavírus pode aumentar ainda mais a inflação e prejudicar as cadeias de abastecimento

Após a confirmação dos dois primeiros casos da nova variante do novo coronavírus, a Ômicron, em Aparecida de Goiânia, o setor produtivo do município teme prejuízos financeiros, com possíveis medidas de restrições no comércio. Esse sentimento da classe é baseado em um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O organismo internacional informou que a cepa pode aumentar ainda mais a inflação global, frear a retomada da economia mundial e prejudicar as cadeias de abastecimento. “A nova variante acrescenta um elemento que pode ser uma ameaça para a recuperação”, afirmou a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.

Ao Diário de Aparecida, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag) e vice da Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest-GO), Maione Padeiro, lamenta a entrada da Ômicron na cidade e se diz preocupado com o impacto que ela pode causar na economia local. “Isso nos preocupa muito com o setor produtivo ser afetado”, frisa.

“Conversei com alguns representantes de entidades classistas, empresários do segmento de entretenimento, de eventos. Já conversei também com o presidente da Câmara, o vereador André Fortaleza, e o presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (SindTur-GO), Ricardo Rodrigues. Vou conversar com o presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos) [Gilberto Soares] para gente se unir. A nossa preocupação é que a nova cepa prejudique os segmentos de entretenimento, bares, restaurante e outros. Vamos reforçar a vacinação”, defende.

Membro do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia, Maione cobra da prefeitura medidas para conter a expansão do vírus na cidade. “Estamos provocando aí que já tem mais de mês que o comitê de enfrentamento não se une para gente saber quais são as medidas que a Secretaria de Saúde está programando ou realizando. Queremos também estar acompanhando como que está caso de uma emergência, qual que é o índice. Se tiver índice que pode refletir aí no comércio. Então, a gente está chamando atenção e vamos também apresentar ao comitê para começar uma campanha de vacinação. Somos a favor do passaporte de imunização”.

Padeiro destaca a necessidade de manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus no município. “Melhor ter zelo agora do que amanhã que penalizar os comerciantes e empresários como já aconteceu. Então nós estamos de mãos dadas. Muitos pensam que a pandemia já acabou, é uma inverdade. Ela existe, tanto é que tem a variante nova. Então a nossa preocupação está no sentido de combater o vírus. E não ter amanhã que sacrificar o setor econômico e produtivo do nosso município. Os comerciantes e empresários não aguentam mais prejuízos”, reforça.

Vacinação é o melhor caminho para contribuir com a recuperação da economia

O economista Guilherme Almeida pontua que a cautela dos empresários reflete os desafios enfrentados ao longo da pandemia de Covid-19. “Apesar da retomada das atividades econômicas, muitos negócios ainda estão lutando para recuperar os prejuízos causados pela crise sanitária, e uma possível nova onda reforça essa preocupação”, avalia. O especialista explica que o avanço na vacinação pode contribuir para a recuperação da economia. “Desde que acompanhada pela melhora dos indicadores macroeconômicos, a imunização contra o Covid-19 e a manutenção dos protocolos sanitários pode contribuir para um cenário mais promissor no segundo semestre, marcado por datas comemorativas relevantes para o comércio varejista.”

OMS alerta que mutação representa risco global “muito alto”

A variante Ômicron, do novo coronavírus, já detectada em mais de 60 países, representa risco global “muito alto”, com evidências de que foge à proteção vacinal, mas os dados clínicos sobre sua gravidade continuam limitados, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Ômicron está rodeada de incertezas consideráveis. Detectada pela primeira vez no mês passado na África do Sul e em Hong Kong, ela tem mutações que podem levar à maior transmissibilidade e a mais casos de covid-19, informou a OMS em resumo técnico divulgado neste domingo, 12.

“O risco geral relacionado à nova variante de preocupação Ômicron permanece muito alto por uma série de razões”, disse a entidade, reiterando a avaliação inicial que fez da cepa em 29 de novembro.

“E, em segundo lugar, as evidências preliminares sugerem potencial fuga imunológica humoral contra infecções e altas taxas de transmissão, o que poderia levar a novos surtos com graves consequências”, acrescentou a organização, referindo-se à potencial capacidade do vírus de escapar da imunidade proporcionada pelos anticorpos.

O Reino Unido registrou ao menos uma morte por Covid-19 ligada à variante Ômicron do coronavírus, informou nesta segunda-feira, 13, o primeiro-ministro Boris Johnson. Este é o primeiro caso conhecido de morte pela Ômicron no mundo. (E.M.)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo