AparecidaGoiásNotíciasSaúde
Tendência

Saúde alerta para onda de calor em Goiás e dá dicas de prevenção

Temperaturas extremas podem atingir 40°C; Cuidados são essenciais para evitar riscos à saúde

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), emite um alerta à população diante da iminente onda de calor prevista para os próximos dias no estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as temperaturas estarão até 5°C acima da média, com uma significativa redução na umidade relativa do ar durante as tardes, podendo atingir índices críticos abaixo de 12%.

Diversas regiões de Goiás enfrentarão temperaturas excepcionalmente elevadas nos próximos dias, com destaque para Porangatu, que pode alcançar a marca de 40°C ou mais. Outras localidades, como Itumbiara (38°C), Ceres (37°C), Formosa (34°C) e a capital Goiânia, com previsões de até 39°C, também estarão sujeitas a esse calor intenso.

O médico Infectologista da SES, João Alves de Araújo Filho, alerta para o impacto das altas temperaturas na saúde respiratória.

“O calor excessivo pode ter sérias consequências para nossa saúde, desde a desidratação leve até a morte. Normalmente, o calor vem acompanhado pela diminuição da umidade do ar. Isso pode piorar doenças respiratórias, como a asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), favorecendo também quadros de infecção respiratória’’, destaca.

André Amorim, gerente do Cimehgo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), ressalta que a condição climática seca pode criar um cenário propício para incêndios florestais, representando um sério risco para a qualidade do ar e a saúde das pessoas.

Principais Recomendações da Saúde para o Período de Calor Intenso:

  1. Desidratação: Beber água regularmente, mesmo antes de sentir sede, para prevenir a desidratação.
  2. Exaustão pelo Calor: Evitar exposição prolongada ao calor, buscar sombra ou locais mais frescos para evitar sintomas como mal-estar, fraqueza, náuseas e síncope.
  3. Grupos Vulneráveis: Crianças e idosos devem receber hidratação adicional e permanecer em ambientes bem ventilados ou refrigerados.
  4. Alimentação Adequada: Optar por alimentos leves, ricos em água e sais minerais, como vegetais e frutas.
  5. Atividade Física: Realizar exercícios nas horas mais frescas do dia, reduzindo intensidade e duração em dias de calor intenso.

Além disso, a Coordenadora da Fiscalização e Monitoramento de Alimentos da Suvisa/SES, Cynthia Moraes, destaca a importância de cuidados especiais com a conservação de alimentos durante dias quentes, prevenindo contaminações e deterioração.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo