AparecidaPolítica

Vereadores divergem de posicionamento de André Fortaleza sobre ‘pacotão’

Representantes de Aparecida dizem que são a favor dos projetos serem discutidos e alterados na Câmara Municipal

O líder do prefeito Vilmar Mariano (Patriota) na Câmara dos Vereadores, vereador Issac Martins (Patriota) disse ao Diário de Aparecida, no início da semana, que recebia com estranheza a informação de que os Projetos de Lei enviados pela Prefeitura Municipal de Aparecida à Câmara Municipal em caráter de urgência, no final de junho, poderiam ser devolvidos pelo presidente da Casa de Leis, sem ir a plenário.

Martins ainda enfatizou que todos os projetos foram minuciosamente avaliados pela Procuradoria do Executivo e pela Casa Civil antes de serem enviados à Câmara.  Ele destacou que não vê nada de esdrúxulo nos  projetos e disparou: “Se entenderem que devem devolver o projeto, logicamente, o Executivo vai averiguar quais são as alegações, porque devem ser justificadas”, disse.

O vereador disse que quem define  se o projeto é inconstitucional ou ilegal não é Fortaleza. “Agora, se o motivo pelo qual ele está devolvendo se deve a um aspecto político, a avaliação sobre essa questão fica a cargo do plenário e dos vereadores, não dele”, disse ao reforçar que o papel do presidente da Câmara é de observar pelo aspecto legal, constitucional. O vereador ainda reforçou:  “Ele tem a obrigação de colocar o projeto para ser lido e discutido”.

O vereador Gilsão Meu Povo (MDB) também discorda das alegações do presidente da Câmara, acusando Fortaleza de “antecipar o período eleitoral e usando o seu cargo de destaque para prejudicar o povo de Aparecida”. Ele ainda apontou que são projetos de relevância. “São projetos que são importantes e que vão deixar de atender necessidades urgentes por birras e picuinhas do Fortaleza que sonha em ser prefeito”, disparou.

William Panda (PSB) disse que está analisando os projetos que foram enviados para a Câmara Municipal e que acha estranho que se estejam levantando problemas antes que os projetos sejam lidos e debatidos com os demais vereadores. “Pelo que já comecei a revisar, são projetos importantes, muitos dos quais eu, e muitos colegas, já lutaram por muitos anos e vão fazer diferença na vida da população”,  disse o vereador. Ao seu ver, o legislativo tem uma função revisora e é totalmente capaz de alterar o que for preciso, sem haver devolução.

Hans Miller, vice-presidente do PSD em Aparecida de Goiânia e relator da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal (CCJ), não vê com bons olhos a possibilidade de devolução dos PLs, principalmente porque são projetos que têm benefícios para a população. Ele disse ainda que a devolução não é um requisito regimental. Segundo Miller, o processo ideal, regimentalmente falando, seria a avaliação dos projetos pelas comissões devidas. Ele pontuou ainda que “através deste processo transparente e qualitativo, os projetos teriam a oportunidade de tramitar e ser analisados devidamente”, explicou.

“Eu defendo que tramite. Que haja um trâmite  regimental dos projetos para que a gente chegue a sua conclusão”, disse, ao reforçar a importância de apreciar o mérito de cada projeto, afirmando que “a maior parte deles é indiscutível e certamente que até aqueles que se dizem oposição vão votar favoráveis”.

O que diz Fortaleza

Ao ser questionado sobre o seu posicionamento de uma possível devolução dos 14 projetos sob sua análise, Fortaleza informou que cada projeto está sendo estudado pela equipe técnica. Sobre a possibilidade de devolver os projetos  por razões políticas ou pessoais, ele negou e disse que sempre agiu com tranquilidade e respeito no trato de projetos.

Conforme o regimento interno da Câmara de Vereadores de Aparecida, mesmo que o  PL seja enviado, com pedido de urgência, o que é colocado em pauta de votação é escolhido pelo presidente da Casa de Leis. Em linguagem popular, os 14 projetos enviados pela Prefeitura de Aparecida serão votados quando André Fortaleza colocá-los em pauta.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo