Aparecida
Tendência

Editorial: Dezembro Laranja

Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan ‘Se exponha mas não se queime’, a campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Os cânceres de pele, com exceção do melanoma, são mais frequentes na população adulta porque dependem mais da exposição solar. Já o tipo melanoma também pode ser causado, além da exposição solar, por fatores genéticos. O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista, através de exame clínico.

 

A mais recente estimativa mundial, ano 2018, aponta que ocorreram no mundo 18 milhões de casos novos de câncer e 9,6 milhões de óbitos pelo problema. Para o Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022 é que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).

 

Os hábitos cotidianos são muito importantes na prevenção ao câncer da pele e também no diagnóstico precoce da doença. Algumas precauções podem ajudar a prevenir do melanoma, o tipo de tumor mais comum no Brasil, como: uso de filtro solar; de roupas que cubram bem o corpo; uso de chapéus com abas largas e óculos de sol com lentes UV. Além de respeitar horários de exposição ao sol.

 

Infelizmente quando se trata de prevenção, o brasileiro em geral é bastante descuidado. Deixa exames de rotina para depois, ignora ‘alertas’ do próprio corpo ou mente, abdica de um momento para cuidar de sua saúde e visitar um médico regularmente para um check-up é utopia. Isso ajuda a explicar tantos gastos com saúde no País. No caso do câncer de pele é pior ainda, pois desde cedo o brasileiro se acostuma com o sol brilhando praticamente o ano inteiro e aí…

Aí entra a consciência de cada um e a importância das campanhas de orientação, como vem desenvolvendo a Sociedade Brasileira de Dermatologia e tantas outras entidades com um único objetivo: salvar vidas e prevenir doenças. O câncer de pele é perigoso e deixa marcas muito profundas em quem precisa passar por um tratamento doloroso sob todos os aspectos! “Prevenção” segue sendo a palavra-chave, ainda mais num momento onde a pandemia dá sinais de querer retomar momentos graves com uma nova variante. Cuide-se!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo