Notícias

Editorial Diário de Aparecida – Tente melhorar

Na proximidade das eleições majoritárias e proporcionais, deparamos com as estratégias de comunicação dos pré-candidatos. Tem de tudo. Sites para reclamações, sugestões e elogios, links de convite para entrar em grupos de Whatsapp e Telegram, e redes sociais disponíveis para interação.    Abrir diálogo com a sociedade não é garantia de aceitação. O eleitor sabe interpretar quando o diálogo está disfarçado de pré-campanha antecipada.

Considerando o diálogo como referência, o eleitor poderá escolher ou preferir os adversários dos tais pré-candidatos. O movimento de aproximação deve transparecer profundo respeito, sensibilidade e exposição de técnicas que solucionem os problemas sociais. O povo quer motivação e não persuasão, tampouco abordagens travadas de ataques de concorrentes ao poder eleitoral.

Candidatos e partidos desejam ganhar o poder. Contudo, na democracia este percurso é longo e passa pelo voto popular. No debate de ideias entre os candidatos a argumentação poderá passar por  duas vertentes: “o mundo atual está ruim, mas ficará bom” ou “o mundo atual está bom e ficará ainda melhor”. Mas, infelizmente, a percepção é que adversários, em especial aos cargos majoritários, o discurso será de ataques, principalmente ao atual governador Ronaldo Caiado.

O chefe do executivo goiano tem 59,1% de aprovação no levantamento feito pelo instituto exata OP. É  o   terceiro   governador   com   a   maior   aprovação popular no Brasil e o mais  bem  avaliado  entre  os  gestores  que  estão  em  primeiro  mandato.  A  popularidade  do   governo   de   Goiás   e  o  prestígio  pessoal  do gestor  junto à população    dos    246    municípios    goianos,    confirmados  em  pesquisas  realizadas  em  2020,    2021    e    2022    por   diversos   institutos,   mostram   que   o   democrata    caminha    para    a    reeleição    no    pleito de 2 de outubro. Desse modo, “se o mundo atual está ruim”, que os opositores apresentem soluções empíricas para ficar bom, ou para melhorar o que já está indo bem.    

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo