Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Avanço da vacinação

Ao que tudo indica, Caiado conseguirá cumprir a promessa de imunizar todos os goianos na faixa etária vacinal com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o fim de setembro próximo. Parece que a vacinação andou em todo o Estado. Todos os 246 municípios de Goiás já estão vacinando a população abaixo dos 30 anos de idade.

O Estado tem recebido consecutivas doses semanais de imunizantes contra o novo Coronavírus do Plano Nacional de Imunização (PNI), o que tem possibilitado o avanço da cobertura vacinal em todas as regiões de Goiás e dado celeridade na queda da faixa etária para o recebimento das doses nos municípios goianos.

Essa medida tem possibilitado a mudança do cenário da pandemia em Goiás, o que representa estabilidade e pode indicar uma sugestão de queda no número de novos casos de Covid-19 e de mortes em decorrência da doença. Mais do que possibilitar a reabertura das atividades, a vacinação representa a esperança de dias melhores.

Desde o início da pandemia, o governo de Goiás tem trabalhado em conjunto com as prefeituras e em constante diálogo para que, juntos, possam amortizar as crises econômicas e sanitárias provocadas pelo novo Coronavírus.

Infelizmente, em Aparecida, essa não é a realidade. O prefeito Gustavo Mendanha decidiu caminhar por conta própria, e tomou decisões equivocadas no combate à pandemia. Os aparecidenses estão pagando caro por isso. A cidade tem um dos mais elevados índices de transmissão da doença e uma das mais baixas adesões à vacinação em Goiás.

Lembre-se que a pandemia ainda não acabou. Mesmo se vacinando, continue obedecendo aos protocolos de segurança sanitária. Sempre use máscara ao sair de casa, higienize as mãos com frequência e mantenha o distanciamento social. Todas essas medidas ajudam a impedir o surgimento de novas variantes do vírus, possibilitando, assim, a eficácia dos imunizantes já disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo